O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebeu homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, assinada pelo vereador Paulo Frange, no dia 17 de junho, por sua reconhecida expertise na área de pesquisa clínica e pelas valiosas contribuições para o setor. A homenagem aconteceu durante Sessão Solene – Salva de Prata em comemoração aos 25 anos da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC).
Receberam o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a presidente e uma integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica do CRMV-SP, Greyce Balthazar Lousana e Silvana Lima Gorniak, bem como o próprio Regional, representado por seu presidente, Odemilson Donizete Mossero, pela criação do grupo voltado à área.
“A estruturação de uma Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária no CRMV-SP, a primeira e única no País, até o momento, a incentivar e divulgar a relevância de estudos clínicos, teve como consequência a realização de várias atividades, com total apoio do CRMV-SP, envolvendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), universidades, institutos de pesquisa e diversos profissionais, para debater as boas práticas clínicas, tema que afeta diretamente e não apenas a sanidade animal, mas uma complexa cadeia de produção, manutenção e bem-estar animal”, declara Greyce Lousana.
A integrante da Comissão, Silvana Gorniak, destaca a homenagem recebida pela participação na Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP. “Nossas atividades nessa Comissão permitiram várias ações, como a elaboração de guia de boas práticas de pesquisa clínica e o treinamento de fiscais do CRMV-SP, a respeito do que deve ser verificado em instituições que utilizam animais com finalidade de ensino e pesquisa científica”, afirma.
Para o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, as atividades da Pesquisa Clínica são extremamente relevantes não apenas para a saúde e bem-estar animal, mas também para a saúde pública. “A pesquisa clínica é aquele trabalho base que reflete muito bem o conceito de saúde única. A partir dela garantimos que todos os produtos colocados à disposição da sociedade tenham a qualidade necessária e tragam realmente respostas aos anseios por saúde”, conclui.
Principais trabalhos
Segundo a presidente da Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, entre as principais ações da Comissão, desde que ela foi criada, estão as discussões sobre boas práticas clínicas e sobre processos relacionados a auditorias nos locais que fazem estudos clínicos, assim como a criação de dois manuais específicos para a realização desse tipo de atividade – o Guia Básico para a condução de Pesquisa Clínica Veterinária e o Guia de boas práticas clínicas para avaliação de produtos veterinários.
“Fizemos várias reuniões com o MCTI para discutir as questões relacionadas ao uso de animais em ensino e pesquisa. Recentemente, tivemos uma reunião com o Concea e com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), discutindo algumas consultas públicas que foram feitas nos últimos anos, em especial, mais recentemente, sobre a reutilização e a realocação de animais em atividades de ensino ou pesquisa (Edital no 32/2024 do Concea)”, relata a presidente da Comissão.
Greyce também destaca o apoio institucional na realização de eventos. “Conseguimos conduzir, ao longo desses anos, eventos sobre as comissões de ética no uso de animais, as Ceuas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Em 2024, vamos fazer, em 30 de outubro, o 10o Encontro de Ceuas SBPPC, em parceria com a FMVZ-USP e apoio do CRMV-SP, em especial da nossa Comissão”, declara.
Assista ao vídeo da TV Câmara sobre o evento: