Dia do Médico-Veterinário é celebrado com campanha nacional lançada pelo Sistema CFMV/CRMVs

Iniciativa ressalta a importância da Medicina Veterinária para a sociedade e a vasta diversidade de animais que tornam o Brasil um dos países mais ricos em biodiversidade no mundo
Texto e foto: CFMV

Com o lema “Uma profissão, várias formas de cuidar. Médico com V de valor. Médico com V de vida”, o Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) lança, em setembro, uma campanha nacional para celebrar o Dia do Médico-Veterinário, no dia 9. A iniciativa ressalta a importância da Medicina Veterinária para a sociedade e a vasta diversidade de animais que tornam o Brasil um dos países mais ricos em biodiversidade no mundo.

As ações que serão conhecidas por toda sociedade ao longo deste mês foram apresentadas em primeira mão aos profissionais que participaram do “Lançamento de Cinema da Campanha do Dia do Médico-Veterinário”, em Brasília, no dia 31 de agosto. Os convidados participaram de um momento histórico para o Sistema CFMV/CRMVs em uma noite agradável com solo de viola, recital de poesia e interatividade do público, além de acesso ao material produzido para ser veiculado em diversas plataformas de comunicação do país (veja galeria).

O Brasil conta com aproximadamente 200 mil médicos-veterinários atuantes, segundo dados Sistema CFMV/CRMVs, dos quais 58% são mulheres e 42% são homens. Esses profissionais desempenham um papel essencial, considerando a enorme população animal do país: cerca de 150 milhões de animais domésticos, 234 milhões de cabeças de gado bovino, 45 milhões de suínos, 1,5 bilhão de aves, e 29 milhões de ovinos e caprinos. Além disso, o Brasil abriga cerca de 120 mil espécies de animais selvagens, o que reforça ainda mais a importância da atuação dos médicos-veterinários em diversas áreas.

Com uma densidade aproximada de 94 médicos-veterinários por 100 mil habitantes, esses profissionais são essenciais para a saúde animal, a produção sustentável, a proteção da vida selvagem e a saúde pública.

A campanha

Durante todo o mês de setembro, uma série de ações será realizada para dar visibilidade à campanha em todo o território nacional. Na TV aberta, serão quatro aparições nos intervalos dos programas Globo Rural, Bom Dia Brasil e Mais Você, sendo que, no próprio Dia do Médico-Veterinário, 9 de setembro, uma ação especial será exibida no estúdio do Mais Você com a participação de Ana Maria Braga e Louro Mané.

Na TV fechada, a campanha será veiculada 26 vezes nos intervalos da GloboNews, além de ganhar destaque nos portais e redes sociais da Globo, ampliando ainda mais o alcance da mensagem.

A campanha será ouvida nas principais rádios do país, como CBN, BandNews FM e NovaBrasil FM, com spots que reforçam a importância da Medicina Veterinária. E nas telonas, a campanha será exibida em 328 salas de cinema em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Monumentos em Brasília, Salvador e Manaus, além das sedes do CFMV e CRMVs, serão iluminados em verde, destacando o valor da Medicina Veterinária e a união do Sistema. A campanha também marcará presença no aeroporto de Brasília, em cancelas de estacionamento e em telas disponíveis no Estádio Mané Garrincha.

Todas essas iniciativas serão amplamente divulgadas pelas redes sociais do CFMV e pelo site especial da campanha, que já está no ar, no endereço cfmv.gov.br/diadomedicoveterinario2024. “A valorização da profissão é um dos pilares dessa ação, evidenciando o comprometimento dos médicos-veterinários com a saúde animal, a saúde pública e o bem-estar da sociedade. A campanha reafirma o lema de uma gestão participativa, mostrando que a Medicina Veterinária é uma profissão de valor, essencial para a vida”, destaca a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

06.09.2024_Aquário de São Paulo e Cidade da Criança_MATERIA
WhatsApp Image 2024-09-03 at 10.09.28 (1)
marca
MATÉRIA_