O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) é apoiador institucional do 8º Congresso de Patologia Veterinária (CPV), que será realizado de 9 a 12 de setembro de 2025, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). A programação contará com palestras, minicursos, apresentações científicas e momentos de integração, que prometem promover discussões sobre novas tecnologias e avanços na Patologia Veterinária. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.enapave.com.br.
O apoio do Regional viabilizou a participação de médicas-veterinárias paulistas entre os palestrantes do congresso. São elas: Tália Missen Tremori, presidente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP; Carolina de Castro Guizelini, mestre em Ciências Veterinárias; Juliana Guerra, especialista em Patologia Veterinária; Renée Laufer Amorim, docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); e Noeme Sousa Rocha, integrante da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP e livre docente na Unesp.
Para o diretor científico da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) e vice-presidente do Congresso, Francisco de Assis Leite Souza, o apoio do CRMV-SP fortalece o encontro.
Evento científico de destaque nacional
Com a expectativa de reunir profissionais, estudantes e pesquisadores da área, o congresso será realizado em conjunto com o XXII Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), o XVI Simpósio Brasileiro da Davis-Thompson Foundation, o VII Encontro Internacional de Saúde Animal e Prevenção (Enisap) e o I Simpósio de Sanidade Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT).
Segundo Francisco de Assis Leite Souza, a participação deve ser expressiva.
“Estamos aguardando um público de mais de 400 pessoas nos quatro dias do Congresso. Além disso, recebemos mais de 600 submissões de trabalhos, entre resumos simples e casos para apresentação no Fórum de Lâminas, uma sessão interativa com a participação dos congressistas”, disse.
Expectativas dos palestrantes
A médica-veterinária Noeme Souza Rocha, que também é membro da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP, destaca suas perspectivas como palestrante. “A expectativa é dotada de duas fases: aquela que encanta, nesse caso julgo que estou no caminho certo, mas com humildade. Por outro lado, existe sempre a fase da preocupação com a população que discorda do seu trabalho. Essa, a princípio, frustra. No entanto, serve para parar e refletir se posso melhorar”, acredita.
Networking e integração
Para estudantes e profissionais, especialmente os recém-formados, o evento será uma oportunidade que combinará ciência, convivência e aprimoramento acadêmico. O congresso promete oferecer um ambiente acolhedor, marcado pelo calor humano e pelas belezas naturais da região Centro-Oeste.
De acordo com Francisco de Assis Leite Souza, além das palestras e minicursos, o Congresso permitirá que os profissionais escolham áreas de aprofundamento e criem vínculos profissionais e acadêmicos.
“A integração ou networking com profissionais consolidados, pesquisadores e colegas de outras regiões favorece a criação de vínculos acadêmicos e profissionais, proporcionando uma imersão num ambiente técnico-científico de excelência, o que estimula o crescimento acadêmico e profissional, além de ampliar a visão das possibilidades de carreira”, destaca o presidente.