A hora é de organizar a agenda e aproveitar as opções de atualização on-line

A recomendação é que o profissional crie uma rotina produtiva e invista em seu enriquecimento profissional e pessoal
Comunicação CRMV-SP

É importante ressaltar que a quarentena não é e nem deve ser sinônimo de estagnação. O momento é de reflexão, mas também de definir novas condutas. E em meio a tanta oferta de cursos on-line, a educação continuada pode efetivamente tornar-se uma rotina na vida dos profissionais.

Márcio Thomazo Mota, membro da Comissão das Entidades Regionais Veterinárias do Estado de São Paulo (CTERVESP), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e presidente da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp), lembra que, durante o isolamento social, é preciso fazer uma melhor gestão do tempo, criar uma rotina produtiva e deixar de lado o discurso de falta de tempo ou recursos financeiros.

“Vemos inúmeras oportunidades a custo acessível e algumas até gratuitas. Descobrimos que podemos fazer tantas coisas sem sair de casa/clínica e quem sabe até organizarmos mais congressos on-line, onde muito mais profissionais poderão ser beneficiados. Creio que podemos tirar boas lições da pandemia”, ressalta o médico-veterinário.

Diante de tantos cursos on-line à disposição, como organizar a agenda de estudos e o que priorizar para aproveitar ao máximo a oferta de conhecimento? Para a consultora de carreira Dani Lima, especialista em Desenvolvimento de Pessoas, o melhor a fazer é pensar quais os próximos passos que quer dar em sua carreira, se quer se especializar em algum tema específico, se existe alguma instituição que gostaria de ter em seu currículo.

Após refletir, é hora de investir no que te levará ao seu objetivo. Não é fazer por fazer, mantenha o foco

(Dani Lima)

Busca contínua

Helenice Souza Spinosa, presidente da Comissão Técnica de Educação (CTE), do CRMV-SP, cita a frase do filósofo grego Sócrates “só sei que nada sei” para ilustrar a necessidade da busca contínua de novos saberes. E afirma que, para superar essa travessia espinhosa que envolve uma crise global sanitária, social e econômica, é importante “reconhecer nossas limitações, enriquecer a vida pessoal e a construção da ação coletiva”.

No cenário atual, segundo a consultora de carreira e especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Dani Lima, a única certeza que podemos ter é que o tempo reservado para a educação e desenvolvimento é um dos melhores investimentos que se pode ter e que ninguém pode fazer por você. “Aproveite para se reinventar, se descobrir”, enfatiza.

Disciplina

A consultora de carreira e especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Dani Lima, lembra, ainda, que estudar em casa requer muita disciplina, é preciso criar o hábito e, para isso, dá algumas dicas para aproveitar e otimizar o tempo.

“Separe uma hora do dia para o estudo. Neste momento, entra o autoconhecimento. Qual o horário que você absorve melhor as informações e consegue se concentrar mais? Use esse horário para o estudo. Se não sabe, teste. Estude um dia de manhã, um à tarde e outro no final dia. Veja o que é mais efetivo”, orienta Dani.

Faça anotações sobre o conteúdo que está estudando, isso ajuda o cérebro a guardar e absorver as informações

(Dani Lima)

 Espaço e horário definidos

A presidente da CTE do CRMV-SP alerta que selecionar um espaço físico no qual possa se concentrar nas atividades do curso também está entre os primeiros passos para dar certo.

Mota destaca que o profissional deve definir um tempo, de uma a três horas por dia, para se dedicar aos estudos e manter uma frequência semanal. “Assim, quando sairmos desta fase quarentena, estaremos com um conhecimento mais apurado. Acredito, ainda, que cada profissional deve fazer uma autoanálise para entender o atual momento de sua carreira ou de sua empresa, para selecionar quais conteúdos são realmente prioritários”, orienta.

Temos uma gama de possibilidades, mas a dica principal é: faça uma rotina e siga

(Márcio Thomazo Mota)

Confira algumas das instituições que estão oferecendo cursos e palestras:

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), oferece cursos on-line gratuitos abordando biofortificação, biodiesel, controle de pragas, coleta e transporte do leite, entre outros.

https://www.embrapa.br/e-campo

Governo Federal

A plataforma Todos por Todos, lançada pelo Governo Federal, tem diversas iniciativas, como a página Capacitação à Distância, onde instituições disponibilizam cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento. Entre outras, FGV, Sebrae, Enap/EV.G, Senai, Google, Instituto Fenacon, Fundação Bradesco-Escola Virtual, Unieducar, EF- English Live.

https://www.gov.br/pt-br/todosportodos/cursos-de-capacitacao-a-distancia

Itaú

O Itaú e a Curseria oferecem acesso a 15 aulas gratuitas para desenvolvimento pessoal e profissional. As opções são as mais variadas, audiovisual com Porta dos Fundos, alimentação saudável com Bela Gil, organização residencial com Micaela Góes, defesa pessoal para mulheres com Kyra Gracie, entre outras.

https://itau.curseria.com/

Ministério da Saúde

Iniciativa do Ministério da Saúde junto à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o curso livre, gratuito e de início imediato “Orientações gerais ao paciente com Covid-19 na Atenção Primária à Saúde”, com carga horária de 15h e uma série de ofertas educacionais para ajudar no combate à pandemia. Inscrições até 31 de dezembro.

https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46168

*A UNA-SUS mantém ainda diversos cursos de capacitação gratuitos para profissionais da saúde.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) mantém diversas plataformas – Canal USP no YouTube, e-Aulas, Coursera, Veduca e Univesp – que oferecem cursos livres, vídeos e aulas gravadas nas mais diversas áreas de conhecimento.

Cursos on-line

 

UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a formação de turma em São Paulo dos cursos de especialização em Certificação e Licenciamento Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Recursos Naturais. As aulas serão on-line até o fim da pandemia. Inscrições pelo site da UFSCar até 8 de maio. Informações pelo e-mail mbagas.sp@ufscar.br ou WhatsApp (11) 99381-0345.

Vet Smart

A Vet Smart, plataforma de conteúdo veterinário, disponibiliza palestras com acesso gratuito e podcasts voltados aos profissionais e aos futuros médicos-veterinários.

https://www.vetsmart.com.br/

Relacionadas

Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
III_Encontro_de_Coordenadores_de_Cursos_de_Medicina_Veterinaria_Freepik
Sala de aula com várias carteiras escolares e uma ampla janela ao fundo. Há também uma lousa verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40