Adapi confirma segundo caso de peste suína no Piauí e sacrifica 15 animais

Segundo foco foi identificado em uma propriedade na mesma região onde foi registrado o primeiro caso da doença no Estado
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: PixAbay

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), por meio do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease), confirmou mais um caso de peste suína clássica no Piauí. O segundo foco da doença foi encontrado no município de Lagoa do Piauí, a 42 Km de Teresina.

De acordo com a Adapi, o segundo foco foi identificado em uma propriedade na mesma região onde foi registrado o primeiro caso de peste suína no estado. Os técnicos do Gease informaram que, na sexta-feira (13/04), realizou o sacrifício de 15 suínos que eram criados de forma extensiva na propriedade devido à presença da doença.

O sacrifício dos animais da propriedade onde foram detectados os focos foi realizado seguindo rigorosamente a legislação federal, de acordo com a Instrução Normativa nº 27, de 20 de abril de 2004, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O primeiro caso foi diagnosticado no município de Lagoa do Piauí, a 42 km de Teresina, e preocupa criadores do Piauí e do Ceará. Lembrando que a doença não atinge seres humanos.

Fiscalização intensificada

Desde o início do mês de março, a Adapi intensificou a fiscalização nas fazendas de criadores de suínos localizadas na fronteira entre Piauí e o Ceará e nos caminhões que transportam animais entre os dois estados.

De acordo com o médico-veterinário e fiscal agropecuário Idílio Moura, os animais com peste suína apresentam febre alta, manchas avermelhadas no corpo, conjuntivite, diarreia, paralisia dos membros e morte, principalmente entre suínos jovens. Segundo Moura, o vírus é altamente contagioso.

cattle-930824_1280
Imagem mostra cão passeando.
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.