Amamentação fortalece a imunidade e aspectos comportamentais de pets

Contato físico entre fêmeas e filhotes está atrelado ao fechamento de um ciclo parental
Comunicação CRMV-SP

O Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto, foi criado para lembrar quão fundamental é o leite materno para o desenvolvimento dos bebês com saúde e bem-estar. No caso dos filhotes de cães e gatos, não é diferente. A amamentação fortalece o sistema imunológico e contribui para com aspectos comportamentais da vida adulta dos pets.

Do ponto de vista da imunidade, as mamadas das primeiras horas após o parto são cruciais. Isso porque é o período em que é liberado o colostro, que antecede o leite. Por meio dele os filhotes recebem a imunidade da mãe e estarão mais protegidos, mesmo após a fase de amamentação, do que aqueles que não receberam o colostro.

“Embora seja chamado de primeiro leite, trata-se de um conteúdo formado por imunoglobulinas. É um complexo rico em anticorpos”, explica o médico-veterinário Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal (CTNA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

O leite é um alimento rico em gorduras, proteínas e minerais (como o cálcio), ou seja, de alta relevância nutricional. Integrante da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA) do Conselho, o médico-veterinário Otávio Verlengia argumenta que esta composição é perfeita para exigência calórica que o rápido crescimento dos filhotes demanda.

Muito além de alimentar

Além de nutrir e fortalecer, a amamentação materna é importante para o comportamento dos mamíferos. É o que afirma a médica-veterinária Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP. “O contato físico, o calor, o cheiro e o movimento para sugar o leite são vínculos atrelados ao fechamento de um ciclo parental”, diz.

Outro tópico importante é a contribuição para que os filhotes sejam de mais fácil socialização e menos propensos a manifestar agressividade e ansiedade, por exemplo. “O resultado da amamentação também é decisivo para o comportamento na vida adulta, embora, todos os animais tenham que ser expostos a outras vivências para a socialização”, afirma Cristiane.

Desmame requer atenção

O período de amamentação varia de acordo com a espécie e a raça do animal. No caso de cães de grande porte, pode chegar a 60 dias. O desmame, no entanto, deve ser estimulado a partir de 21 dias, para que haja uma transição gradual da dieta líquida para a sólida. Substituições bruscas podem ter um impacto negativo na saúde dos filhotes e das fêmeas.

De acordo com o presidente da CTNA/CRMV-SP, é importante que as cadelas recebam ração de qualidade para filhotes no final da gestão (ou já no início no caso dos felinos) e durante a amamentação. Isso ajudará para melhor equilíbrio aos filhotes, quando forem desmamar e receber ração.

Relacionadas

Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Firefly_cachorro e gatinho com roupinhas cor de rosa 387837

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br