Aumenta a incidência de câncer em pequenos animais
O câncer é uma das causas mais comuns de morte em cães e gatos, sendo também uma das doenças que mais levam os proprietários às clinicas veterinárias. Esse aumento está acontecendo em função de vários motivos, entre eles está a maior longevidade.
A boa noticia é que os meios de diagnóstico precoce estão possibilitando tratamentos com bons resultados. Profissionais com experiência em oncologia de todo Brasil discutirão o assunto em Florianópolis (SC), entre os dias 23 a 25 de agosto, durante o I Simpósio Sul-Brasileiro de Oncologia Clínica e Cirúrgica, promovido pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SC) com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC).
Segundo o médico veterinário e professor, Jorge Castro, que coordena a grade científica do evento, a oncologia veterinária em cães e gatos já é uma realidade. “Hoje, o atendimento de cães portadores de neoplasias é a maior causa de atendimento diário de uma clinica veterinária junto aos atendimentos de dermatologia.”, diz. Segundo o Castro, o objetivo do evento é debater diversos temas em oncologia veterinária, condutas de escolas e experiência diversas.
A programação do evento envolve uma série de temas na área clínica, cirúrgica e diagnóstico do câncer – como oncogeriatria – discussão dos consensos de linfoma e mastocitoma, cirurgias plásticas reconstrutivas, quimioterapia, complicações em cirurgias e/ou tratamento, diagnóstico por imagem, laboratorial e citologia, além de dois minicursos: citologia e criocirurgia.
Para conferir a programação clique aqui
Mais informações sobre o simpósio pelo email simposios2013@anclivepasc.com.br e inscrições no site
Fonte: Assessoria de imprensa da Anclivepa.