Animais raros apreendidos no litoral paulista vão para viveiro

Dados do IEA indicam recuo de 1,88% nos preços recebidos pelos produtores rurais em São Paulo
Os preços recebidos pelos produtores rurais paulistas recuaram 1,88% na primeira quadrissemana de agosto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O indicador de preços recebidos (IqPR) recuperou 2,2% em relação à forte queda de 4,12% observada na última quadrissemana de julho.
A recuperação do indicador se deve à leve queda, de apenas 0,73% nos preços dos produtos de origem vegetal, que ficaram 3,9% acima da perda de 4,57% registrada na quadrissemana anterior. Segundo os técnicos do IEA, “a recuperação se deve, em grande parte, à variação positiva da laranja para indústria e da queda menos acentuada dos preços da cana de açúcar”. O índice de preços dos produtos de origem animal recuou 4,74%, acentuando a queda de 3,02% verificada na última quadrissemana de julho
Os produtos que registraram as maiores altas na primeira quadrissemana de agosto foram laranja para indústria (35%), amendoim (14,57%), banana nanica (13,24%) e os leites tipo B (5,09%) e tipo C (4,71%). As maiores quedas de preços foram laranja para mesa (30,75%), carne suína (21,18%), ovos (17,9%), batata (15,22%), carne de frango (8,95%) e feijão (8,19%).
Os técnicos do IEA atribuem a alta de preços da laranja para indústria ao inicio da colheita de variedade de melhor qualidade para produção de suco e expectativa de menor safra na Flórida.
Já a queda dos preços da laranja de mesa se deve “ao efeito safra, associado ao tradicional menor consumo de sucos caseiros nos meses de inverno”.

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br