Um tigre de bengala (Panthera tigris tigris) de 2 anos de idade se recupera de uma lesão na cauda no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), administrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, a 244 km de São Paulo. De acordo com o médico veterinário Carlos Teixeira, o tigre, que se chama Fred, pesa 180 kg e é um animal manso e dócil, principalmente com o proprietário, um criador de felinos no Paraná.
“Ele é manso; com o proprietário anda de coleira pelos locais. Porém, aqui seguimos as mesmas normas de segurança, seja com um gambá ou um tigre, para não termos problemas”, explica Teixeira.
Segundo o veterinário, o proprietário de Fred tem outros animais, como leões e tigres, todos com autorização do Ibama para a criação. Alguns deles são utilizados em programas de televisão.
O felino estava com diversos machucados pela cauda, mas os especialistas não conseguiram identificar o motivo das lesões. O tigre de bengala foi tratado pelos profissionais da universidade e está pronto para voltar para casa. Durante o tempo que ficou no Cempas foi a atração do local e ponto de passagem de praticamente todos os funcionários do centro.
“O proprietário está viajando e assim que voltar, virá buscar o Fred”, explicou Teixeira, que demonstra muito carinho pelo animal. “Ele já esteve por aqui antes e voltou para se tratar conosco”, contou Teixeira.
Fonte: Terra (acessado em 08/02/2012)