Arqueólogos descobrem templo que deve ter sido dedicado a Bastet, o deus gato

Muitas pessoas têm conhecimento da paixão dos egípcios por gatos. Bom, pelo menos no Antigo Egito. Tanto que é comum encontrar vasos, esculturas e outros objetos que justificam esta preferência. E um novo achado arqueológico reforça ainda mais esta paixão. Na última terça-feira, 19 de janeiro, o Conselho Supremo de Antiguidades anunciou a descoberta de um templo de 2,2 mil anos, que deve ter sido dedicado a Bastet, o deus gato. A novidade foi encontrada por arqueólogos egípcios em Alexandria, cidade portuária fundada por Alexandre, O Grande, por volta de 331 a.C, no Egito. O local foi o berço da dinastia grega Ptolomaica, que comandou o Egito por três séculos, até o suicídio de Cleópatra.

Em princípio, os integrantes do Conselho acreditavam que o templo pertencesse à rainha Berenice II, esposa de Ptolomeu III, que governou o Egito entre 246 a.C. a 222 a.C.

De acordo com o arqueologista egípcio que liderou a equipe de escavação, Mohammed Abdel-Maqsood, o grande número de estátuas representando Bastet encontradas nas ruínas, sugerem que este pode ser o primeiro templo da era de Ptolomeu dedicado para o deus gato a ser descoberto em Alexandria. Se realmente a construção foi dedicada a Bastet, isso indicaria que o culto do Egito Antigo realizado ao deus gato, perpetuou-se influenciando os gregos na era Ptolomaica.

O engraçado é que os traços de Bastet, o deus gato, não lembram em nada o Abissínio, pois muitos estudiosos acreditam que a raça descende dos felinos adorados do Antigo Egito, já que ele apresenta muitas características dos gatos sagrados representados nos túmulos egípcios. A imagem descoberta traz um gatinho com formas arredondadas, principalmente os olhos, a orelhinhas e até boquinha. Bem diferente do Abissínio que é esbelto e tem traços mais exóticos. Ele lembra mais um Europeu ou o Mau Egípcio.

Fonte: PetMag (acessado em 22/01/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br