Assinada resolução para implantação de parques aquícolas em São Paulo

Após a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, a São Paulo, no dia 23 de março, os planos de desenvolvimento no setor aquícola no estado começaram a caminhar.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, assinaram uma resolução que institui o Grupo de Trabalho para elaborar o Plano de Demarcação e Implantação dos Parques Aquícolas no Estado.

Segundo França, “No mundo, o consumo de pescado em dólar é sete vezes maior do que o de carne bovina e nove vezes o de carne de frango. Esperamos que, com essa resolução, São Paulo se torne o maior produtor de peixe da América do Sul em dois anos”.

O secretário Arnaldo Jardim ressaltou que o pontapé inicial para o Programa de Piscicultura e Aquicultura foi realizada pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. “Era uma reivindicação antiga da cadeia produtiva, por meio da Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura, que é composta por produtores de insumos, alevinos, produtores rurais e indústria de processamento. A região Noroeste paulista é a maior produtora de Tilápia do Brasil e esperamos que essa resolução ajude o setor”, afirmou.

Além de São Paulo, o ministro Helder visitou mais seis estados considerados prioritários para o aumento da produção: Goiás, Bahia, Pará, Ceará, Paraná e Minas Gerais.

Em todos os estados, o ministro defende o mesmo propósito, que é o destravamento do Licenciamento Ambiental para fomentar a produção nacional por meio do uso das Águas da União, uma das principais reivindicações dos produtores.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40