Atenção ao levar o pet para um mergulho

O período de férias é ideal para a diversão em família, mas os animais exigem cuidados em praias e piscinas
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

As férias estão aí é preciso atenção total para o bem-estar dos pets. Quando em locais desconhecidos, a supervisão do animal é vital. Verminoses intestinais, intoxicação alimentar e ingestão de corpos estranhos são alguns problemas recorrentes por falta de atenção do tutor.

Nas cidades litorâneas de São Paulo, é proibida por lei a presença de animais nas faixas de areia das praias. Respeite a legislação local e mantenha o passeio com o pet apenas no calçadão e, consequentemente, longe do mar.

Para o médico-veterinário Thomas Faria Marzano, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), nas piscinas é preciso todo cuidado. “Sempre que levar o animal para a piscina, veja se há um local pelo qual ele saia facilmente da água, pois pode haver risco de afogamento.”

Problemas de saúde

Marzano explica ainda que o contato com a água pode gerar alguns problemas de saúde ao animal, como dermatites e otites. “Alguns animais podem ter reações alérgicas ao cloro. É sempre fundamental dar banho com água sem cloro depois da piscina e secar bem o animal”, explica.

Deve-se evitar também a entrada de água nos ouvidos do animal. E há formas seguras para isso. “Pode-se utilizar algodão hidrófobo ou parafinado. Conte ao médico-veterinário sobre o plano de levar seu pet à piscina e só saia da consulta com orientações de como usar o algodão nesses casos”, orienta a médica-veterinária Carolina Filippos, integrante da CTCPA, do CRMV-SP

Relacionadas

Foto: Pexels
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40