Atuação dos zootecnistas para a alimentação humana é foco de campanha

Comemorações ao Dia do Zootecnista (13/05) envolvem palestras, premiação e veiculação de peças publicitárias
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: wayhomestudio / Freepik

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança nova campanha em comemoração ao Dia do Zootecnista (13/05), com o tema “Da produção animal até a sua mesa”.

A proposta é abordar as diversas frentes de atuação do profissional para que os brasileiros possam contar com alimentos mais tecnológicos. As ações da campanha envolvem veiculação de peças publicitárias à população, palestras aos profissionais e premiação.

Se a excelência do desempenho dos zootecnistas no Agronegócio brasileiro – que movimentou R$ 578,2 bilhões em 2018 – já é conhecida, essa atuação tem sido ainda mais notória no âmbito das novas soluções para a produção de alimentos de origem animal.

O destaque é observado nas áreas da bovinocultura leiteira, da avicultura e piscicultura, mercados expressivos na economia do País – só em 2018, o Brasil produziu 24,45 bilhões de litros de leite (IBGE); 12,82 milhões de toneladas de carne de frango (ABPA); e 722,5 mil toneladas de pescado (Peixes BR).

Diversificação

De acordo com o zootecnista Dr. Luiz Ayroza, conselheiro do CRMV-SP, os profissionais têm papel fundamental para a diversificação desses produtos, atendendo novas necessidades humanas. Tais demandas ultrapassam o aspecto nutricional e caem em campos como o de restrições e especificações geradas por problemas como alergias, intolerâncias e carências que têm sido observados no corpo humano.

A Zootecnia tem atuado fortemente, por exemplo, em projetos brasileiros que, em breve, serão responsáveis por levar às prateleiras do mercado versões de leites menos irritativos ao sistema digestivo humano e que possuem maior concentração de determinados nutrientes para reposição em casos de deficiência no organismo.

Boas práticas

O presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, enfatiza a importância da atuação dos profissionais nesse novo cenário. “Temos convicção de que, ano a ano, a profissão cresce e deixa claro quão fundamental é seu trabalho na vida das pessoas e dos animais.”

De acordo com a Dra. Ana Cláudia Ambiel, zootecnista que integra a Comissão de Ensino e Pesquisa em Zootecnia do CRMV-SP, “as práticas da Zootecnia para desenvolver produtos mais inteligentes são diversas, estendendo-se dos laboratórios, passando pelo uso de softwares em escritórios, até chegar ao campo”, ressalta.

Levando conhecimento

Para informar à população sobre a contribuição dos zootecnistas para a produção dos alimentos que chegam à sua mesa, as ações da campanha, este ano, incluem a criação de peças informativas veiculadas, dia 13 de maio, nos monitores digitais dos vagões das linhas azul, verde, vermelha e amarela do Metrô de São Paulo, nos jornais Folha de S. Paulo e Agora São Paulo, assim como nas revistas DBO e Viva Saúde.