Cerca de 10% dos animais com cirurgias de castração marcadas no ano passado, em Rio Claro (SP), não foram operados porque os donos não compareceram. Ao todo, 150 animais deixaram de passar pelo procedimento, tirando o lugar de outros.
De acordo com o Centro Controle de Zoonoses (CCZ) do município, quando acontecem ausências, não é possível substituir o animal, já que é necessário estar em jejum e passar por procedimentos.
Atualmente, o tempo de espera por uma cirurgia chega a um mês e meio, com uma fila de espera de até 500 animais. O serviço do CCZ é de graça e, caso a pessoa queira pagar por uma cirurgia particular, terá que desembolsar até R$ 450, dependendo do tamanho e do peso do animal.
O objetivo da castração é evitar que os animais procriem descontroladamente e permaneçam nas ruas sem cuidados básicos e sujeitos a todo tipo de riscos. Como na maioria das vezes esses animais não são vacinados, podem facilmente adoecer e transmitir doenças para outros animais e para os seres humanos.
Para obter informações sobre a cirurgia, é necessário ligar para o telefone (19) 3535 4441.
Fonte: EPTV (acessado em 09/01/2012)