As biólogas Eliana Ferraz e Adriana Gomes Consorte uniram forças para elaborar um trabalho completo sobre a conservação do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o maior canídeo brasileiro. O trabalho, que durou mais de dois anos e contou com o auxílio de pesquisadores do mundo inteiro, pode ser visto agora no livro “Ecology and Conservation of the Maned Wolf”(Ecologia e Conservação do Lobo-guará, em tradução livre), que será lançado no Brasil neste sábado (07/12).
A ideia de trabalhar com este animal, segundo Eliana, é alertar sobre os riscos que esta espécie tem sofrido durante anos e mostrar também a importância do trabalho realizado para a sua conservação. “Nossa intenção é levantar a bandeira da conservação do lobo-guará e esperamos que o livro sirva de exemplo para que pesquisadores estudem também outras espécies ameaçadas de nossa fauna”, disse.
O material aborda pesquisas sobre a biologia e ecologia, além de apresentar ideias inovadoras que podem beneficiar as estratégias de preservação e oferecer perspectivas para o futuro da espécie. Também expõe planos de gestão e estratégias de conservação para o cerrado, bioma onde o lobo está presente.
Com cerca de 300 páginas, “Ecology and Conservation of the Maned Wolf ” reúne as mais recentes pesquisas de grandes especialistas de vários países, tanto in situ (na natureza) como ex situ (animais em cativeiro). O livro, que já foi lançado na Europa com sucesso, pode ser adquirido online no site da editora CRC (www.crcpress.com).
Fonte: Notícia Animal