Brasil tem vantagens para a produção de A2A2

País se destaca pela característica majoritária de seu gado
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Disponível em países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, o leite A2A2 está mais próximo de integrar a lista de produtos de origem animal do mercado brasileiro. É o que apontam pesquisas iniciadas, em 2014, no Instituto de Zootecnia (IZ) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

O trabalho de genética, a partir do cruzamento de animais e análises de DNA, resultou em um rebanho de 100 vacas portadoras do gene que leva os animais a produzirem o leite contendo a beta-caseína A2.

De acordo com estudos, beta-caseína A2 não apresenta os mesmos riscos de problemas coronarianos, alergia e diabete mellitus tipo 1 e síndrome da intolerância ao leite, como ocorre com a beta-caseína A1, encontrada no leite comum.

Mesmo levando em consideração que no exterior as pesquisas sobre o leite A2A2 tenham sido iniciadas muito antes, em 2000, o Brasil se destaca pela característica majoritária de seu gado. “A vantagem é que no País predomina no rebanho leiteiro as raças Gir e Girolando, cuja prevalência do gene é de 80%, enquanto em outros países predomina o holandês, que tem incidência de 50% do gene”, afirma o Dr. Enilson Geraldo Ribeiro, pesquisador do IZ.

Identificação e certificação

Ribeiro explica que, com maior taxa de gado com o gene, o Brasil pode otimizar a seleção genética e, consequentemente, os processos de obtenção desse alimento específico.

“Algumas fazendas já produzem o leite A2A2, porém, o País ainda não possui diretrizes para identificação e certificação da Vigilância Sanitária, as quais nortearão a reorganização do setor. Nosso trabalho irá contribuir nesse sentido”.

O zootecnista, que também ministrará palestra sobre o tema durante o 2º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, no 2º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), dia 14 de maio, na FZEA/USP, em Pirassununga.

Serviço:

2º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo

Quando: 14 de maio, das 9h às 17h20

Local: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP)

Endereço: Av. Duque de Caxias Norte, 225, Campus Fernando Costa – USP, Pirassununga – SP

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetGMpjQAbWCOvF52T7UM5JrNNnOjtFlkGCtBlgY6fbqAr6IA/closedform