Mais de 350 animais foram assistidos pela Brigada Animal, coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG), até este domingo (03/02). O número se refere a animais resgatados e devolvidos a seus donos, aos que foram acolhidos na fazenda onde funciona o hospital de campanha e aos que que receberam atendimentos nas propriedades de seus tutores.
Dentre os 350 animais assistidos, 145 estão na fazenda, onde são acolhidos e recebem os procedimentos médico-veterinários necessários. Após os tratamentos, os animais são devolvidos a seus tutores, enquanto aqueles que não possuem donos, serão destinados para adoção com guarda responsável.
Animais que estão na fazenda:
Aves: dois patos; três galos; dez galinhas. Total de 15, sendo 14 em bom estado de saúde e um com prognóstico desfavorável).
Pássaros: sete canarinhos; cinco trinca-ferro; um azulão; um tico-tico; um filhote não identificado. Total de 15, todos em bom estado de saúde.
Répteis: um cágado, uma serpente (avaliada e encaminhada para soltura). Ambos em bom estado de saúde.
Mamíferos: um ouriço encaminhado para soltura.
Equinos: 13 cavalos/éguas (um com ferida na pata e outro com um problema ocular estão sendo tratados. Nada grave).
Bovino: 33 vacas/bois. Quatro bezerros estão desidratados e não quiseram se alimentar, uma vaca bem debilitada fazendo tratamento com antibiótico e fluido oral e uma vaca com o membro posterior lesionado que não quer se levantar.
Felinos: cinco gatos adultos; três gatos filhotes. Total: 8.
Caninos: 60 cães, dentre eles: quatro em cuidados intensivos; dois foram encaminhados para fazer raio X, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e outro está internado também na UFMG.