Cadela morre em São Paulo após queima de fogos do Ano Novo

Tutora compartilhou relato nas redes sociais e disse que vai lutar para conscientizar pessoas sobre riscos desses artefatos à saúde dos animais
Texto: Veja (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Uma cadela morreu, em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, após a queima de fogos em comemoração ao Ano Novo, no último dia 1º. Em relato no Facebook, Thais Siqueira contou que sua cachorra Nina foi vítima de fogos disparados sem responsabilidade.

A postagem teve mais de 300 compartilhamentos e pelo menos 1,4 mil reações de usuários da rede. Thais relata que deixou seus animais em casa e pensou que não precisaria se preocupar, pois nem Nina nem seus outros seis cachorros haviam demonstrado medo de fogos. Segundo ela, também não estava programada nenhuma queima de fogos na região.

“Onde moro é tranquilo e nunca tem fogos perto, sempre escutamos barulhos distantes, que nem incomodam. Escolhi morar aqui, pois é um local que tem reservas ecológicas, lugar de preservação ambiental, e todos os vizinhos moradores amam os animais”, afirma.

Quando voltou para casa, no entanto, encontrou Nina já sem vida. Segundo a tutora, uma casa vizinha à dela foi alugada para o feriado e os ocupantes soltaram fogos, que foram parar em seu quintal, piscina e telhado. Ela e o marido decidiram abordar as pessoas que haviam alugado a casa. Eles teriam se defendido e afirmado que haviam soltado poucos fogos.

Conscientização

“Não posso acusar os vizinhos de ter sido proposital. Porém, como eu falei para eles, aqui não é local para isso, as pessoas que aqui moram vieram pelo sossego do lugar.” Em seguida, ela e o marido conferiram as imagens das câmeras de segurança da casa e constataram que os fogos haviam caído em sua propriedade, as imagens também foram publicadas na rede social.

“A Nina se foi, mas me deixou uma missão. Ela era tão intensa, líder, forte, guerreira, e agora preciso fazer minha parte por ela, e por todos os casos que estou conhecendo por causa dela, pessoas estão me mandando mensagens, pedindo apoio.” Com posts em grupos nas redes sociais e homenagens a Nina, a tutora espera conscientizar sobre o perigo dos fogos para os animais domésticos.

Audição aguçada

O médico-veterinário Rodrigo Soares Mainardi, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), reconhece que essa época do ano pode ser muito estressante para o animal e o problema mais grave é com o som. Cães e gatos possuem uma audição mais aguçada e reagem mal ao estouro do fogos de artifício.

“Falta de ar, náuseas, convulsões, tentativas de fugas e até mesmo ataque violento às pessoas podem ser sinais de ansiedade e medo causados pelos estrondos”, explica Mainardi.

Cuidados

Entretanto, Mainardi considera improvável que um animal saudável possa morrer em razão do estresse dessas situações. “A morte ocorrida depois das comemorações pode ser o indicativo de uma doença já instalada e não conhecida pelo dono, como um possível quadro cardíaco.”

Para evitar esses riscos, é possível treinar o animal para conviver com esse tipo de barulho e evitar problemas. “Caso esteja habituado a ouvir sempre TV e rádio, deixe ligado no ambiente com o volume alto, pois isso ajuda a disfarçar o som dos fogos e a fazer com que o animal sinta familiaridade e acolhimento”, recomenda Mainardi.

Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.