Cães e gatos terão passaporte de trânsito em até 90 dias

Em até 90 dias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende fornecer o passaporte de trânsito de animais aos passageiros que desejarem viajar com cão ou gato para fora do País. Trata-se de uma nova alternativa, gratuita, para agilizar os procedimentos no embarque e desembarque. “Hoje, é preciso ter um Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para deixar e outro para retornar ao País. Com o passaporte, será possível apresentar o mesmo documento em diversas viagens, sem comprometer as questões sanitárias”, explica o coordenador-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional da Secretaria de Defesa Agropecuária, Oscar Rosa.

No passaporte, vão constar todas as informações zoossanitárias do animal, como vacinas, tratamentos e exames clínicos. Para fins de reciprocidade, essa medida permitirá maior controle pelo proprietário e pela Vigilância Agropecuária no Brasil e nos demais países que adotarem o documento.

Para obter o documento, o proprietário deve procurar um médico veterinário em estabelecimento especializado e implantar microchip (do tamanho de um grão de arroz) no animal para facilitar a sua identificação em qualquer país. Hoje, apenas o Japão e União Europeia exigem esse modelo de identidade.

Nos aeroportos, o Ministério da Agricultura oficializará as informações prestadas pelo médico veterinário particular do animal. Entretanto, a aceitação do passaporte brasileiro vai depender de acordo entre os países. “Hoje, não podemos aceitar o passaporte europeu, mas com a regulamentação do decreto poderemos receber os animais certificados sanitariamente por meio de passaporte, o que vai desburocratizar o processo”, destaca Oscar Rosa.

Em 2008, o Ministério da Agricultura inspecionou 13,6 mil animais de companhia nos principais aeroportos brasileiros [Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Juscelino Kubitshek (DF)]. Em 2009, o número aumentou para 15 mil. Conforme Oscar Rosa, a quantidade de fiscalizações cresce, em média, 10% ao ano.

Após o Decreto nº 7.140, publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa será elaborada por um grupo de trabalho do Ministério da Agricultura, que estabelecerá o modelo do passaporte e os procedimentos para fiscalização.

Fonte: Ministério da Agricultura (acessado em 05/04/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40