Câmara aprova urgência de projeto que criminaliza o exercício ilegal da Medicina Veterinária

Vice-presidente do CRMV-SP representou o Regional, em Brasília, reforçando a articulação do Sistema para garantir prioridade à proposta
Texto: CRMV-SP, com informações do CFMV / Foto: CFMV

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira (21), o requerimento de urgência para o Projeto de Lei n° 7.323/2014, que torna crime o exercício ilegal da Medicina Veterinária. Com a aprovação, o texto poderá ser votado diretamente no plenário, sem novo trâmite nas comissões.

Atualmente, atuar como médico-veterinário sem registro é considerado apenas uma contravenção penal, com punições brandas. O PL altera o artigo 282 do Código Penal para equiparar o exercício ilegal da Medicina Veterinária ao de outras profissões da saúde, como médicos, dentistas e farmacêuticos.

A aprovação do requerimento é resultado de uma intensa articulação do Sistema CFMV/CRMVs, conduzida pela Comissão de Assuntos Institucionais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O grupo atuou na coleta de assinaturas e no diálogo com parlamentares para garantir prioridade à proposta. O documento de urgência, de autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, recebeu apoio dos líderes de blocos e partidos, entre eles Gilberto Abramo, Doutor Luizinho, Mário Heringer e Sóstenes Cavalcante, e foi apresentado na Reunião de Líderes pelo deputado Fred Costa.

A vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), Carolina Filippos, participou da mobilização nacional e representou os profissionais de São Paulo no processo de articulação política em defesa da profissão. “A participação do CRMV-SP foi estratégica para fortalecer o movimento do Sistema CFMV/CRMVs, acionando e conversando com parlamentares do Estado que pudessem auxiliar nessa causa tão importante.”

A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, reforçou que a criminalização do exercício ilegal da Medicina Veterinária é uma conquista importante para a profissão. “É uma das prioridades da gestão e representa um avanço fundamental para a proteção da sociedade, dos animais e da própria Medicina Veterinária”, disse.

O PL nº 7.323/2014 foi apresentado originalmente pelo então deputado Guilherme Campos e já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Em 2025, foi apensado ao PL nº 887/2025, que trata do exercício ilegal em outras profissões regulamentadas.

Relacionadas

imagem de um homem negro, segurando um gato branco.
imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br