Campinas cria plano de ação entre secretarias para reduzir casos de febre maculosa

Projeto, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, prevê a integração de 11 pastas para combater a doença transmitida pelo carrapato-estrela
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Portal G1)
Foto: Pixabay

A Prefeitura de Campinas (interior de São Paulo) criou um plano de ação para reduzir os casos de febre maculosa. O projeto, que foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (09/01), prevê a integração de 11 secretarias que vão aplicar medidas de combate à doença, além de órgãos do Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses.

Entre as secretarias e autarquias que vão participar do Plano de Ação Intersetorial para Prevenção da Febre Maculosa Brasileira estão Saúde, Comunicação, Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Habitação, Recursos Humanos, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Planejamento, Setec, Defesa Civil e Sanasa.

As ações realizadas envolvem o controle e a limpeza constante dos espaços públicos onde há risco da presença do carrapato-estrela, transmissor da doença, para que sejam realizados eventos com grande fluxo populacional. Nestes casos, a Vigilância Epidemiológica deverá ser avisada três meses antes do evento para realizar todos os protocolos necessários.

Levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mostra que Campinas é a cidade com maior número acumulado de casos de infecção por febre maculosa, no período de 2007 a 2018. Ao todo, 70 pessoas foram infectadas no município. No ano passado, Pedreira, Amparo, Americana e Limeira também registraram casos e mortes por conta da doença.

Representantes do CRMV-SP posam com profissionais de Campinas e região presentes na vigésima edição do CRMV-SP Escuta. Estão todos juntos a frente da auditório e sorrindo para a foto, alguns agachados e outros de pé. No centro da foto, os presidentes do CFMV e do CRMV-SP.
Assinatura_escritura_Urfa_Campinas (4)
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres