Cartilha de Boas Práticas na Gestação de Suínos é lançada pelo Mapa

Objetivo é apoiar produtores para atitude proativa com relação ao bem-estar das matrizes
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Mapa)
Foto: Unsplash (Christina Abken)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lança, nesta terça-feira (11/12), em Brasília, a cartilha digital de Boas Práticas na Produção de Suínos voltada para a Gestação Coletiva. Também serão apresentadas as conclusões recebidas na consulta pública sobre boas práticas na produção comercial de suínos.

Esta publicação é a primeira de uma série de materiais técnicos para estimular as boas práticas de produção junto à cadeia de suínos. O objetivo das ações é apoiar o produtor para uma atitude proativa com relação ao bem estar na gestação e maternidade das matrizes.

O material é fruto da parceria entre o Mapa e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Segundo a chefe de Divisão de Bem Estar Animal e Equideocultura do Ministério, Liziè Buss, a publicação de materiais técnicos informativos para a cadeia é fundamental para facilitar a disseminação de conhecimentos e adoção de melhores práticas.

Pelo mundo

A estratégia atende aos objetivos da Área de Boas Práticas e Bem-estar Animal (BEA), que são a sensibilização, capacitação e sustentabilidade da cadeia produtiva. Liziè frisa que no mundo todo existe uma forte movimentação acerca do BEA.

“Desde 2013, a União Europeia proíbe o alojamento de fêmeas em gaiolas na totalidade do período gestacional. Outros países também possuem orientações sobre este tema: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, e África do Sul”, afirma Liziè, lembrando que, em outubro deste ano, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) publicou o capítulo internacional para boas práticas na produção de suínos.

O Brasil, como signatário e um dos maiores players na produção e exportação de suínos, deve fomentar a adoção destas práticas

(Liziè Buss)

No auditório, a idealizador do GAM fala, durante sessão, na sede do CRMV-SP.
A imagem mostra um homem segurando um tablet. Na tela do tablet, está a capa do Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP.
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.