Castração, chipagem, educação da população e licitação de clínicas da região são medidas recomendadas de atenção aos animais em projetos municipais

Projeto “Cidade amiga dos animais” é um dos exemplos que atendem aos critérios
Texto: Comunicação CRMV-SP

Entre as medidas recomendadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) para cuidados com os animais estão a castração e chipagem, abertura de processo licitatório para cadastro de clínicas e hospitais veterinários que têm interesse em prestar o serviço, além da educação da população.

Os animais devem integrar um cadastro único que, por enquanto, ainda é iniciativa de algumas prefeituras. Nesse contexto, o médico-veterinário ocupa papel de destaque.

Um exemplo de lugar em que esse trabalho é realizado é a cidade de Campos Novos Paulista. Na localidade, começou a ser implantado o projeto “Cidade Amiga dos Animais”, que tem o médico-veterinário Heitor de Almeida Waiss, como criador e coordenador principal das atividades, junto com a médica-veterinária Andreza Gonçalves.

“Começamos com animais errantes e a população mais carente, com a finalidade de promover o bem-estar e evitar a procriação desenfreada”, conta Waiss. O objetivo é castrar e chipar todos os animais, a fim de ter um mapeamento e controle, possibilitando identificar animais na rua, promover o controle de zoonoses e até a punição de casos de abandono.

O projeto

No caso da cidade de Campos Novos Paulista, a proposta foi apresentada pelo médico-veterinário à prefeitura, que decidiu implementá-lo. “O projeto de castração de animais favorece o controle populacional de cães e gatos no município, evita o abandono e, especialmente, garante a saúde e qualidade de vida dos nossos animais domésticos”, declara o prefeito do município, Flávio Fermino Euflauzino.

Foi realizada licitação e venceram três clínicas veterinárias que apresentaram menor valor. Há a parceria da assistência social do município, para recolher animais da rua e para selecionar tutores que se cadastram para a castração de seus cães e gatos. “Também é feito trabalho para divulgação dos animais de rua, para que sejam adotados”, relata Waiss.

O idealizador conta que já iniciou também as ações de educação, com apresentações em escolas infantis que mostram a importância de cuidar dos animais e não abandoná-los. Segundo ele, o trabalho tem sido bem recebido pelas crianças.

“Ações como essa mostram importância e o engrandecimento da profissão, trazendo um olhar empreendedor e de cunho social para quem realmente precisa, e também para esses animais, em termos de bem-estar, cuidado, e respeito. Precisamos divulgar para que isso possa chegar a outros municípios e contemplar não só a sociedade, mas aqueles que tanto precisam de nós, que são os animais”, declara o vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso.

Relacionadas

29.09.2025_Dia do Idoso_Materia
Pessoas mobilizadas em caminhada pelas ruas da cidade, empunhando cartazes em defesa da graduação 100% presencial.
Um homem, de barba e bigode, vestido com colete preto e camisa de manga comprida xadrez, ao lado de uma mulher vestida com jaleco azul.
Um cachorro com cara triste, deitado no chão com uma corrente grossa no pescoço.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br