A Secretaria de Saúde de Presidente Prudente está elaborando o edital de licitação para a compra dos equipamentos necessários à criação de um laboratório próprio para a realização de testes de leishmaniose. O espaço será instalado no Centro de Zoonoses Municipal e, segundo seu responsável, diminuirá pela metade o tempo de espera pelo resultado dos exames.
De acordo com médico veterinário e diretor do centro, Célio Nereu Soares, o laboratório será construído em uma parceria entre o Instituto Adolpho Lutz e a Prefeitura do município. “A Prefeitura compra o leitor de uma placa necessária para a realização do teste e o instituto fornece os kits e o treinamento de profissionais para a realização do procedimento”, explica.
Para o diretor, com o novo equipamento o tempo de espera pelo resultado dos exames diminuirá pela metade. “Da forma como são feitos os testes hoje, o resultado sai em mais de 15 dias. Com o exame feito aqui, será de cinco a sete dias. Assim, com o equipamento, poderá ser realizado um volume maior de exames com agilidade na obtenção de resultados”, afirma.
Segundo ele, o equipamento vai custar de R$ 20 mil a R$ 25 mil e faz parte de um processo de triagem. “O equipamento só informa o resultado negativo e positivo e os animais que receberem o resultado positivo passarão por um novo exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmar a doença”, fala.
Já foram confirmados sete cães com leishmaniose em Presidente Prudente e mais quatro estão com suspeita da doença. A coleta de amostras para o exame está sendo feita na cidade e 48 foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz na última segunda-feira (5) para uma análise inicial.
Fonte: Portal do Ruas (acessado em 07/07/10)