CCZ de Rio Claro (SP) alerta sobre animais peçonhentos

A temporada de chuvas contribui para que o mato nos terrenos da cidade cresça de maneira acelerada. Com isso, aumenta o temor pela infestação de animais peçonhentos.

Segundo a auxiliar do Departamento de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses Solange Mascherpe, animais peçonhentos são os que produzem veneno e apresentam estrutura especializada em seu corpo para injetar veneno como forma de defesa ou para se alimentar. São exemplos cobras, escorpiões, lagartas e aranhas.

Diante da preocupação com os animais peçonhentos, o Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou em 2011 palestras sobre o tema para mais de duas mil pessoas. “Fizemos exposições e orientações em feiras de ciências, Sipats nas empresas, casas abertas em escolas, Unidades de Saúde da Família e no programa Prefeitura no Bairro”, afirma Solange.

De acordo com a profissional, medidas preventivas e simples podem manter esses animais longe das casas. “É preciso manter quintais, jardins e terrenos baldios limpos, usar luvas e calçados de couro ao manusear materiais de construção e acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar ratos, baratas e insetos”.

Solange acrescenta que é melhor evitar montar acampamento junto a plantações, pastos e mato alto. “Em casa, não acumule lixo, entulho e material de construção. É necessário tampar as frestas e buracos nas paredes e assoalhos, e examinar calçadas, roupas e toalhas antes de usá-las”.

No caso de picada, a orientação é procurar o Pronto Socorro Municipal (Unidade de Atendimento 24 horas), localizado na Avenida 15, entre as Ruas 2 e 3, no Centro.

“Torniquetes, cortes, sucção, ingestão ou aplicação de substâncias não são recomendados. As pessoas não devem tocar nas serpentes, mesmo mortas, pois há o risco de ferimento nas presas venenosas. O manuseio de serpentes vivas deve ser feito com ganchos apropriados e por pessoas treinadas”, explica a profissional.

Fonte: Jornal Cidade de Rio Claro (acessado em 06/02/2012)

Relacionadas

06.02.2026_Mulheres na Ciência_Matéria
04.02.2026_Cuidados com alimentos de origem animal_freepik
Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Encontro Coordenadores MV (24)

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br