CDA realiza treinamento para habilitação de médicos-veterinários sobre mormo

Mobilização se deve à publicação de normativa com aprovação das diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação da zoonose no Brasil
Texto: Página Rural (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), realizará o 1º Treinamento para habilitação de Médicos-Veterinários para colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial de Mormo.

A capacitação acontecerá, entre abril e maio, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). A mobilização para o treinamento se deve à publicação da Instrução Normativa Ministerial nº 06, em 16 de janeiro de 2018, com aprovação das diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no Brasil.

“A normativa, no âmbito dos estados, prevê três importantes ações: a habilitação de médicos-veterinários; a atualização cadastral e inquérito epidemiológico; e o reconhecimento da zona livre de mormo. Nosso primeiro desafio é a realização dos treinamentos”, Rogério Junqueira Guarnieri, médico-veterinário da SAA que atua junto à CDA.

Com as mudanças, os mais de 1,8 mil profissionais atuantes na atividade perderão seus cadastros, caso não realizem o treinamento. O primeiro treinamento de habilitação está programado para os dias 23 e 24 de abril, em Presidente Prudente, com vagas limitadas. As inscrições para o treinamento abriram nesta terça-feira (10/04).

Programação

Os próximos cursos serão realizados, em 09 e 10 de maio, em São José do Rio Preto; 14 e 15 de maio, em Indaiatuba; 16 e 17 de maio, em São Paulo; 21 e 22 de maio, em Sorocaba; e dia 24 de maio, em Campos do Jordão. O treinamento em Campos do Jordão ocorrerá juntamente à XIX Conferência Anual da Abraveq, que envolve médicos-veterinários de todo o País.

Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
CRMV-SP_Escuta_Jau (158)
Seis pessoas em pé, sendo cinco homens e uma mulher. Eles estão lado a lado, quatro deles estão segurando placas de homenagem
Black_Friday_Pixabay