O mais novo Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRDAM) foi inaugurado, na última sexta-feira (17/08), em Cananéia, no litoral de São Paulo. A obra, realizada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi entregue ao Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC).
O novo equipamento, com capacidade para atender até 150 animais marinhos, entre pinguins, aves voadoras, mamíferos e tartarugas, é um espaço para a realização de atendimento veterinário aos animais resgatados no monitoramento das praias, bem como a reabilitação, cirurgias, necropsias e exames laboratoriais. Até então não havia estrutura para atender esses animais.
Desde o dia 1º de agosto, mais de 270 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), diversas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) e outros animais marinhos foram encontrados nas praias do litoral do Estado, totalizando mais de 300 animais. Todos foram resgatados e tratados pelos médicos-veterinários do IPeC.
No auditório, população e turistas que estiverem no Vale do Ribeira poderão conhecer melhor o trabalho realizado no centro. O instituto já atua em Cananéia desde a década de 1980, desenvolvendo pesquisas e atividades de educação ambiental para a conservação da vida selvagem e, desde 2015, tornou-se uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Estrutura
Ao todo, o PMP-BS contará com quatro Unidades de Estabilização nas cidades de Laguna e São Francisco do Sul (SC), e em São Paulo, nas cidades de Praia Grande e São Sebastião; cinco Unidades de Reabilitação e Despetrolização construídas nas cidades de Florianópolis (SC), Pontal do Paraná (PR), Cananéia, Guarujá e Ubatuba, em São Paulo.
Além desses dois tipos de estrutura, o projeto conta com mais duas Bases de Apoio, em Imbituba (SC) e na Ilha de Superagui (PR). Em caso de encalhe de animais nas praias, a população pode acionar o IPeC por meio do telefone 0800-6423341.