CRMV-SP e Defesa Civil do Estado alinham parceria

A ideia é que seja assinado um protocolo de intenções para que o Regional integre o Centro de Voluntariado que atua em situações de desastre
Texto e foto: Divulgação CRMV-SP

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, esteve reunido, nesta quinta-feira (30/03), no Palácio dos Bandeirantes, com representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo, seguindo a agenda de aproximação do Conselho com agentes públicos.

Ao lado do presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas do CRMV-SP, Raphael Hamaoui; do membro da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do Conselho, Cláudio Zago Junior; e da médica-veterinária Bianca Colepicolo, Mossero foi recebido pelo diretor da Defesa Civil do Estado, Ten. Cel. PM Araújo Monteiro, pelo Cap. PM Vagner Martins da Silva, e pelo 1º Ten. PM Caio Veneziani.

Na reunião, o diretor da Defesa Civil Estadual apresentou um protocolo de intenções, propondo parceria formal para que o CRMV-SP integre o Centro de Voluntariado com o intuito de que as ações em situações de desastre sejam organizadas de modo a contemplar também o bem-estar dos animais.

“Continuamos com o objetivo de nos aproximar colocando nossas comissões técnicas à disposição dos órgãos públicos para auxiliá-los e, ao mesmo tempo, fortalecer a Medicina Veterinária e a Zootecnia, e valorizar a atuação de nossos profissionais”, enfatizou o presidente do CRMV-SP.

Mossero destacou o trabalho e a disposição da Comissão de Resgate Técnico e o comprometimento de seus membros em contribuir com o trabalho da Defesa Civil Estadual nas situações de desastres, e reiterou a importância da participação dos representantes regionais do Conselho trabalhando em uma mesma sintonia.

Centro de Voluntariado

O Ten. Cel. PM Araújo Monteiro, diretor da Defesa Civil estadual, ressaltou a importância da parceria. “Termos um órgão renomado como o CRMV-SP em nosso Centro de Voluntariado engrandece nossa atuação, porque, infelizmente, nos desastres também há vítimas animais”, salienta.

Para Zago, a parceria com o Governo do Estado, representado pela Defesa Civil, é primordial perante situações de acidente, possibilitando uma ação mais organizada. “O protocolo vai padronizar o trabalho de todos e, além disso, vai abrir espaço para a atuação do profissional médico-veterinário que atua na área da Medicina Veterinária de Desastres.”

No dia 01/03, o CRMV-SP havia protocolado ofício ao secretário de Relações Institucionais com objetivo de oficializar acordo de cooperação técnica para atuação em desastres que envolvam animais, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado.

Atuação profissional

O Cap. PM Vagner Martins da Silva afirmou ver um grande futuro nessa parceria entre Defesa Civil e o CRMV-SP, principalmente, porque nos desastres, há dificuldade de para fazer a remoção e destinação de animais. “Estou muito feliz porque acredito que o Conselho Regional vai nos ajudar a dar apoio, fazendo pontes com entidades sérias e departamentos de zoonoses dos municípios para que os animais vítimas de desastres sejam cuidados. O protocolo demonstra também a intenção dos parceiros participarem de simulados, que aceleram e organizam a ação nas ocorrências.”

Trabalhando com relações institucionais, a médica-veterinária Bianca Colepicolo, que está trabalhando nas conexões entre instituições e poder público, ressalta que a reunião foi um grande passo para organizar o atendimento organizado e eficiente dos animais em situações de desastre. “E é um grande passo para os médicos-veterinários, porque precisamos ocupar o espaço que é nosso, de cuidar do bem-estar dos animais.”

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA