Centro de reabilitação para animais marinhos é inaugurado em São Paulo

Novo equipamento, com capacidade para atender até 150 animais marinhos, será entregue ao Instituto de Pesquisas Cananéia
Texto: Portal G1 (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Divulgação/Portal G1

O mais novo Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRDAM) foi inaugurado, na última sexta-feira (17/08), em Cananéia, no litoral de São Paulo. A obra, realizada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi entregue ao Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC).

O novo equipamento, com capacidade para atender até 150 animais marinhos, entre pinguins, aves voadoras, mamíferos e tartarugas, é um espaço para a realização de atendimento veterinário aos animais resgatados no monitoramento das praias, bem como a reabilitação, cirurgias, necropsias e exames laboratoriais. Até então não havia estrutura para atender esses animais.

Desde o dia 1º de agosto, mais de 270 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), diversas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) e outros animais marinhos foram encontrados nas praias do litoral do Estado, totalizando mais de 300 animais. Todos foram resgatados e tratados pelos médicos-veterinários do IPeC.

No auditório, população e turistas que estiverem no Vale do Ribeira poderão conhecer melhor o trabalho realizado no centro. O instituto já atua em Cananéia desde a década de 1980, desenvolvendo pesquisas e atividades de educação ambiental para a conservação da vida selvagem e, desde 2015, tornou-se uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Estrutura

Ao todo, o PMP-BS contará com quatro Unidades de Estabilização nas cidades de Laguna e São Francisco do Sul (SC), e em São Paulo, nas cidades de Praia Grande e São Sebastião; cinco Unidades de Reabilitação e Despetrolização construídas nas cidades de Florianópolis (SC), Pontal do Paraná (PR), Cananéia, Guarujá e Ubatuba, em São Paulo.

Além desses dois tipos de estrutura, o projeto conta com mais duas Bases de Apoio, em Imbituba (SC) e na Ilha de Superagui (PR). Em caso de encalhe de animais nas praias, a população pode acionar o IPeC por meio do telefone 0800-6423341.

Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
30.03.2023_Reuniao_CRMV-SP_Defesa_Civil_Estado (10)
Lavanderia de um residência, com dois tanques, diversos baldes, máquina de lavar, cabos de vassoura, caixas, armários, roupas, e uma bancada
Hospital_Público_Veterinário_1_crédito Arquivo Pessoal Raphael Hamaoui