CFMV colabora com sugestões para capítulo sobre peixes mantidos em instituições de ensino ou pesquisa

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) contribui com sugestões para mais um capítulo do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino e Pesquisa Científica.

As sugestões apresentadas ao Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, dizem respeito ao capítulo que trata sobre “Peixes mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica”.

Os procedimentos clínicos, cirúrgicos e de controle da dor devem ter um médico veterinário responsável já que é exclusivo do profissional de Medicina Veterinária a clínica em todas as suas modalidades. O CFMV ressalta que somente esse profissional tem condições e habilitação para procedimentos cirúrgicos e anestésicos em animais.

Em outra sugestão, o Conselho Federal de Medicina Veterinária considera de extrema importância acrescentar ao capítulo informações sobre senciência animal, a capacidade dos animais de sentir emoções associadas a prazer e sofrimento. Tal capacidade está descrita em peixes em vários estudos científicos, no entanto, o texto do Guia não fazia menção ao tema.

O documento enviado pelo CFMV ao Concea também lembra que os cuidados com a utilização de animais para pesquisa envolvem todos os animais do processo, inclusive aqueles para os quais é recomendada a eliminação. Nestes casos é fundamental observar as normas para eutanásia de peixes, seguindo as Diretrizes da Prática de Eutanásia do Concea e também o Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia em Animais, do CFMV.

Além disso, o CFMV cita a necessidade de enriquecimento ambiental em todas as espécies de peixes mantidos em laboratório e pede que sejam observados quesitos importantes para transporte de peixes.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40