CFMV cria Prêmio Nacional de Fiscalização “Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida”

Decisão aconteceu durante plenária realizada em São Paulo e visa valorizar boas práticas no Sistema CFMV/CRMVs
Texto: Comunicação/CFMV Foto: Adaptada de Divulgação/CFMV

Por unanimidade, diretores e conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovaram, na última quarta-feira (23), a criação do Prêmio Nacional de Fiscalização “Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida”. A decisão aconteceu em plenária realizada no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), em que o médico-veterinário foi presidente entre os anos de 2006 e 2015.

A iniciativa reconhece, valoriza e incentiva boas práticas desenvolvidas pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e por fiscais que atuam na atividade-fim de fiscalização profissional em todo o País. A data da primeira edição ainda será definida.

A premiação leva o nome do presidente do CFMV (2017-2023) e do CRMV-SP, falecido em 2024, em homenagem à sua trajetória institucional e ao legado deixado na valorização da fiscalização e da ética profissional. A proposta foi relatada pela presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

O prêmio será concedido anualmente, preferencialmente durante eventos voltados à área de fiscalização, e abrangerá cinco categorias principais, além de uma menção honrosa:

  • Investimento em fiscalização: reconhecerá o CRMV que mais investiu proporcionalmente em fiscalização, com base no percentual do orçamento efetivamente executado nessa área;
  • Incentivo à capacitação em fiscalização: premiará o regional com maior participação de fiscais em treinamentos oferecidos pelo CFMV, refletindo o compromisso com a formação continuada e a qualificação técnica;
  • Destaque de ação fiscalizatória: concederá reconhecimento à ação fiscal que se destacar nacionalmente por sua relevância, inovação, impacto institucional ou proteção à sociedade;
  • Transparência das ações de fiscalização: valorizará os conselhos regionais que mantêm maior clareza e atualização das atividades fiscalizatórias em seus Portais da Transparência, segundo critérios objetivos alinhados às normas do Tribunal de Contas da União (TCU);
  • Fiscal destaque do ano: premiação individual a um fiscal do Sistema CFMV/CRMVs que se sobressaia por sua contribuição, cooperação e resultados na atuação em campo.

Além das cinco categorias, a premiação concederá Menção Honrosa aos fiscais com 25 anos ou mais de atuação na fiscalização do Sistema, desde que sem histórico de penalidades disciplinares.

 Compromisso com a governança e a melhoria contínua

 Com critérios claros, técnicos e auditáveis, o Prêmio Nacional de Fiscalização “Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida” se alinha a diretrizes de governança, integridade e planejamento estratégico do Sistema CFMV/CRMVs. A iniciativa também visa fortalecer a cultura da cooperação entre os regionais, estimulando o compartilhamento de experiências exitosas, a inovação e a replicação de boas práticas em todo o território nacional.

As regras específicas de cada edição serão definidas por instrumento próprio da Presidência do CFMV e irão abranger prazos, formato de inscrição e detalhes sobre a entrega da premiação.

 “Mais do que um reconhecimento, este prêmio é uma estratégia de fortalecimento institucional, que estimula a excelência da fiscalização em benefício da sociedade e da valorização profissional. E é uma homenagem mais que justa a um presidente que dedicou sua vida ao Sistema, que acreditava profundamente na força da fiscalização como instrumento de transformação. Francisco Cavalcanti de Almeida foi um exemplo de coragem, visão e compromisso com a classe veterinária e zootécnica brasileira. Dar seu nome ao prêmio é eternizar esse legado”, destacou a presidente do CFMV, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida.

Relacionadas

Um porco, por trás das grades de um recinto muito pequeno.
Algemas prateadas em um fundo branco.
Imagem de homenagem ao Dia do Médico-Veterinário com pessoas sentadas em volta de uma mesa de refeição em uma cozinha e diferentes tipos de alimentos de origem animal sobre a mesa.
No palco do evento, Lucas Figueiredo, gerente de Comunicação do CFMV, de terno e tênis, fala ao microfone, durante o lançamento do Prêmio CFMV/CRMVs de Jornalismo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br