CFMV estuda reconhecer programas de residência que não tiveram o aval do MEC

A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do Conselho Federal (CNRMV/CFMV) esteve, na segunda-feira (18), reunida com o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, para discutir a situação dos programas de residência que antes eram reconhecidos pelo Conselho e que não tiveram a chancela do Ministério da Educação, depois que o MEC passou a estabelecer os critérios para validá-los. “São programas que oferecem excelente treinamento para os residentes. O crivo do MEC leva em consideração, entre outros itens, a oferta de bolsas no valor de R$2.384 pela instituição, a carga horária de 5.760 horas e a dedicação exclusiva do residente ao programa. Infelizmente, algumas instituições com ótimas condições não tiveram a residência reconhecida pelo MEC por não disponibilizarem bolsa, por exemplo”, detalha Arruda.

Segundo a CNRMV, dentre as 44 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que oferecem cursos de Medicina Veterinária no país, 20 já obtiveram pré-autorização por parte da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (CNRMS/MEC). As bolsas concedidas a essas instituições são provenientes de edital do MEC, abertos em 2011 e 2012.

Das 22 IES reconhecidas pelo CFMV, nove obtiveram a pré-autorização do MEC. Adicionalmente, 13 instituições federais e uma privada que não tinham reconhecimento por parte do CFMV foram pré-autorizadas pelo sistema MEC/MS, totalizando 23 instituições que oferecem 137 Programas de Residência em Medicina Veterinária. A Comissão está estudando formas do próprio Conselho estabelecer um selo para aqueles que, de alguma forma, ficaram sem o aval do MEC mesmo dispondo de estrutura e qualidade de alto nível.

Fonte: Portal do CFMV (acessado em 22/03/2013).

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40