Com relação à reportagem exibida no programa Fantástico/TV Globo, nesse domingo (10), sobre a falta de higiene e a crueldade no abate de bovinos em estabelecimentos de diversas regiões do país, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) repudia a negligência e a falta de ética de alguns médicos veterinários citados e reitera a preocupação com a saúde pública e o bem-estar animal diante da situação alarmante exibida.
Como órgão responsável por disciplinar o exercício das profissões de médico veterinário e zootecnista, o CFMV, já na manhã desta segunda-feira (11), determinou a instauração de processo ético profissional, junto aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária; e representação, junto ao Ministério Público Federal, contra os profissionais denunciados pela reportagem do Fantástico.
Nos últimos meses, o CFMV tem cobrado maior fiscalização em todas as esferas governamentais, alertando para a necessidade urgente de atualização do sistema de inspeção e controle dos alimentos de origem animal. A medida é fundamental para a adequação das condições higiênico-sanitárias indispensáveis para garantir a qualidade dos produtos e preservar a saúde da população brasileira.
O Conselho Federal ressalta que tem, entre suas principais bandeiras, a defesa do bem-estar animal e condena toda e qualquer prática que promova sofrimento e crueldade. O médico veterinário exerce papel imprescindível na cadeia produtiva da carne, pois tem conhecimento científico necessário para desempenhar, com competência, as atividades em todas as suas etapas: desde a produção até o abate, a inspeção, a manipulação, a industrialização e armazenamento do produto.
O CFMV esclarece ainda que não foi procurado pela produção da TV Globo para manifestar-se a respeito da denúncia. A Assessoria de Comunicação do órgão está em contato com a emissora e se colocou à disposição para repercutir o assunto.
Por fim, o Sistema CFMV/CRMV’s vem a público manifestar a confiança em defesa dos médicos veterinários que atuam com ética, seriedade, responsabilidade e competência, garantindo assim, a proteção aos animais e a prestação de serviços de qualidade à população.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA
SISTEMA CFMV/CRMVs