Comunicado feito pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) à sociedade e às secretarias de saúde municipais, na sexta-feira (18/05), divulgado no jornal Folha de S. Paulo (impresso e online), recomenda aos postos de saúde brasileiros que vacinem todos os médicos-veterinários que busquem a imunização.
Os CFMV/CRMVs alertam as secretarias de saúde municipais que o médico-veterinário é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), profissional da área da Saúde. A resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 08 de outubro de 1998, detalha quais são os profissionais da Área, e ali estão incluídos os médicos-veterinários.
O profissional insere-se em diferentes atividades, desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária. Desta forma, ele faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo País.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do MS, reafirma a importância e a necessidade da vacinação do médico-veterinário, principalmente, em razão da origem das gripes suínas e aviárias, que podem colocar em risco a saúde desses profissionais. A escolha dos grupos prioritários, que recebem a vacina gratuitamente, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).