Cientistas argentinos conseguem 1ª clonagem de vaca já morta

Buenos Aires, 10 nov (EFE).- Pesquisadores argentinos conseguiram, pela primeira vez no país, clonar uma vaca que morreu antes da gestação de sua cópia idêntica, informa hoje a imprensa local.

A nova bezerra foi clonada a partir do material genético de um exemplar da raça Brangus que em 2007 ganhou um campeonato nacional. O animal clonado nasceu graças ao trabalho de uma equipe de cientistas do Instituto Tecnológico de Chascomús, cidade a 100 quilômetros da capital argentina.

“Ela é a primeira vaca clonada no país a partir de um animal morto”, disse ao jornal “La Nación” o pesquisador Adrián Mutto, que comandou os especialistas que conseguiram a façanha.

Mutto e outros dois cientistas já tinham conseguido reproduzir a vaca “Ciruelo”, outra grande campeã, cuja cópia idêntica, batizada “Ciruelito”, foi o primeiro clone de Brangus do mundo.

“O importante é que conseguimos recuperar todo o material genético destes animais. O dono já tinha perdido sua vaca e nós a devolvemos”, destacou.

A clonagem foi resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Universidade San Martín e a empresa ARG Natural Beef, que financia o projeto com um investimento de US$ 250.000.

“Nossa ideia é investir em biotecnologia e, para isso, dominar a técnica de clonagem é fundamental. Tentamos reproduzir animais de maior mérito genético e devemos avançar com isto, mas em equinos”, revelou Carlos Marietti, da ARG Natural Beef. EFE

Fonte: G1 (acessado em 10/11/09)

Relacionadas

15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.
matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40