Cinco casos de leishmaniose são confirmados em moradores de Piedade

Registros feitos no Bairro dos Leites foram comprovados por testes rápidos e materiais biológicos encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz;outros cinco casos em cães também foram confirmados

A Vigilância Epidemiológica de Piedade (SP) divulgou nesta quinta-feira (30) que foram registrados cinco casos de Leishmaniose Tegumentar Americana em cães e cinco casos em moradores.

Os registros, no Bairro dos Leites, foram comprovados por meio de testes rápidos e materiais biológicos encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.
A Secretaria de Saúde informou que está tomando as providências cabíveis e que os moradores
diagnosticados com a doença estão em tratamento.

A prefeitura divulgou que tem realizado vistorias recorrentes no bairro e os casos estão isolados.

A doença

A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença infecciosa de caráter crônico causada por um protozoário do gênero Leishmania, que acomete o homem e várias espécies de animais silvestres e domésticos.

É transmitida por insetos dípteros hematófago, comumente conhecidos como mosquito palha ou Birigui. A transmissão se dá através do mosquito ao picar o reservatório (cães e gatos domésticos, equinos, animais silvestres, gambá ou saruê e ratos) e transmitir ao homem.

Não há transmissão de pessoa a pessoa e humanos não se infectam pelo contato com animais doentes. A doença só ocorre em humanos através da picada do inseto que estiver infectado.

Nos cães a doença apresenta sinais clínicos como: lesões mucocutâneas, formação de úlceras de fundo granulomatoso e bordas salientes de difícil cicatrização, emagrecimento, perda de pelos, fraqueza, feridas, gânglios inchados, crescimento exagerado das unhas e anemia.

Dicas de como prevenir a doença:

– Repelir o mosquito é uma importante medida de prevenção, pois sem picada não há transmissão;

– Aconselha-se o uso de repelentes de mosquitos (coleiras ou aplicações em spot-on);

– Manter quintal e canis limpos e telados;
Colocar o cão para dormir em lugares telados.

Texto: Portal G1.

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40