Cirurgia com células-tronco pode devolver movimentos aos pacientes

Uma técnica usada pela primeira vez no Brasil pode devolver alguns movimentos a pacientes que ficaram paralíticos. Médicos realizaram na última quinta-feira (14), em Salvador, uma cirurgia inédita: implantaram células-tronco em um policial militar.

O PM recebeu injeções de células-tronco mesenquimais diretamente no local onde a medula foi atingida. A técnica, segundo os pesquisadores, nunca tinha sido usada no País e começou a ser desenvolvida há seis anos por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em um hospital de Salvador. As células mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido.

Na primeira fase da pesquisa, cães e gatos com paralisia nas patas traseiras receberam injeções dessas células. Todos apresentaram melhora na musculatura que controla o fluxo de fezes e urina, e mais da metade recuperou a sensibilidade e a força nas patas.

Até o fim do ano, outras 19 pessoas com paralisia já selecionadas serão submetidas a esse mesmo tipo de cirurgia. Depois de operadas, todas irão fazer fisioterapia por seis meses para fortalecer a musculatura atrofiada e serão acompanhadas pela equipe nos próximos dois anos.

Fonte: G1 (acessado em 15/04/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40