A Prefeitura de Marília cadastrou oito clínicas veterinárias com o objetivo de promover a redução da superpopulação de cães e gatos no município. Os estabelecimentos vão participar do Programa Municipal de Castração de Animais Domésticos a Baixo Custo, que esteve paralisado no final do ano de 2011 por conta da necessidade de realização de ajustes no processo.
Implantado desde 2008 pela Lei Municipal nº 6.700, o Programa, que contava com o apoio de apenas dois estabelecimentos veterinários – o que dificultava o acesso à maioria da população –, estará disponível em várias regiões da cidade.
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Lupercio Lopes Garrido Neto, esse trabalho tem por prioridade esterilizar cirurgicamente caninos e felinos em toda a área urbana de forma a garantir um ambiente seguro com relação à convivência humana com populações animais, suas implicações e agravos na área da saúde e segurança pública.
“A exemplo da maioria das cidades paulistas, Marília conta com uma população canina de um animal para cada quatro habitantes, o que constitui risco considerável, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que essas taxas sejam mantidas em níveis inferiores a um animal para cada dez pessoas”, diz ele.
Garrido Neto explica que os interessados em esterilizar seus animais domésticos deverão inscrevê-los na Divisão de Zoonoses, pelos telefones (14) 3417-2537 e 3413-2847. As cirurgias serão agendadas nos estabelecimentos mais próximos aos usuários.
Fonte: Jornal Diário de Marília (acessado em 19/12/2011)