CNA apresenta sistema de rastreabilidade da carne, na OIE, em Paris

O Agri Trace é uma ferramenta desenvolvida para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade
Texto: Estadão Conteúdo/Globo Rural (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai lançar, em Paris, durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um sistema de rastreabilidade da carne.

A entidade afirma que o Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace) é uma ferramenta desenvolvida pela CNA para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina.

“O sistema utiliza dados oficiais de cadastro de propriedades rurais e controle de trânsito de animais, permitindo a elaboração de protocolos privados, para atendimento de requisitos específicos de mercados importadores”, de acordo com a nota.

Exigência específica

O coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade de Adesão Voluntária do Instituto CNA, Paulo Costa, explica que se um mercado comprador, onde o Brasil já possui Certificado Sanitário Internacional (CSI), fizer algum tipo de exigência específica em relação à qualidade da carne, ele vai apresentar os requisitos à CNA.

“Assim que o país nos mandar as exigências, nós incluímos no sistema de rastreabilidade e colocamos à disposição dos produtores e dos frigoríficos. Aqueles que se interessarem, podem se comprometer a atender as demandas”, explica Costa.

Relacionadas

Carrapato estrela andando sobre o pelo branco de um animal não identificado.
Galinhas poedeiras adultas(penas predominantemente marrons com algumas brancas, com crista vermelha) em um galpão de criação.
Um pasto com vários bovinos, ao fundo mata e acima um céu azul com algumas nuvens.
Cães de raça pretos, brancos e caramelo em evento sobre animais.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br