Comida industrializada pode matar pets

O consumo de junk food em excesso, associado a hábitos alimentares pobres em nutrientes, afeta a vida dos seres humanos e também pode comprometer a saúde de animais de companhia, levando-os à morte. A afirmação é do acupunturista de animais belga Gerard Lippert. Em entrevista à agência de notícias AFP, Lippert comparou os alimentos industrializados oferecidos aos pets e os fast foods. Com base nisso, afirmou serem eles os responsáveis pela obesidade e pela redução da expectativa de vida dos bichinhos.

O acupunturista chegou a esta conclusão após examinar o corpo de 600 cães mortos. Os que foram alimentados com comida processada morreram três anos antes dos que se alimentaram apenas com comida feita em casa. “Cachorros eram omnívoros (seres que se alimentam de produtos de origem animal e vegetal) e dividiam sua comida com os humanos”, explica Lippert.

De acordo com o pesquisador, durante a produção da ração, os ingredientes são cozidos em temperaturas tão altas que o calor acaba destruindo as vitaminas e outros elementos nutricionais básicos. “Nós não sabemos a origem das proteínas encontradas nesses alimentos, que contam com poucos vegetais na composição e, muitas vezes, são compostos por uma quantidade excessiva de cereais, em muitos casos geneticamente modificados”, informa.

Lippert notou ainda aumento nos atendimentos de animais que sofrem com problemas de pele, digestivos e motores.

Curiosamente, a indústria de pet food nasceu na Inglaterra, onde James Spratt produziu os primeiros biscoitos caninos no mundo, em 1860. Depois de 150 anos, muitos sites na internet estão pedindo o retorno dos alimentos naturais para animais de estimação.

Fonte: PetMag (acessado em 12/04/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40