Comissão para analisar pedidos de título de especialista é empossada

Grupo tem objetivo de estabelecer critérios para recebimento dos documentos e fluxo processual, de forma que o estudo seja realizado de forma célere e isenta
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Na terça-feira (10/05), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) deu posse aos integrantes da Comissão de Análise e Relatoria dos Pedidos de Registro de Títulos de Especialista. O grupo tem como objetivo estabelecer critérios para recebimento dos documentos e fluxo processual, de forma que haja condições para que o estudo seja realizado de forma célere e isenta.

O avanço do conhecimento nas diferentes áreas de atuação profissional dos médicos-veterinários tem determinado o surgimento contínuo de especialidades. Buscar por uma especialização tem sido um caminho natural para o profissional que quer se destacar na carreira e desenvolver habilidades específicas.

“Nosso trabalho será no sentido de tratar de questões relacionadas ao tema para que os pedidos possam ser discutidos entre os integrantes do grupo antes de ser emitido o parecer que é submetido à Plenária”, explica o presidente da Comissão, Silvio Arruda Vasconcellos.  

Os pedidos de homologação de título de especialista ou de renovação a cada cinco anos serão distribuídos aos membros da Comissão e cada integrante emitirá um parecer sobre a solicitação. “Haverá, portanto, uma maior análise e discussão das solicitações do que ocorria anteriormente à criação da Comissão”, enfatiza o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

A nova comissão, estabelecida por meio da Portaria CRMV-SP nº 6, após decisão da Plenária, e traz representantes de entidades habilitadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para a concessão de título de especialista, entre elas a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, o Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária e a Associação Brasileira de Radiologia Veterinária.

Formação generalista

Os cursos de graduação em Medicina Veterinária formam profissionais generalistas capazes de exercerem atividades nas diferentes áreas da profissão. Contudo, para o profissional se manter continuamente atualizado ele  precisa escolher um segmento do conhecimento em que queira se aprofundar, e, consequentemente, oferecer um tipo de serviço diferenciado.

“A própria sociedade já reconhece essa necessidade. Entre os profissionais isto também é aceito e é muito frequente que um médico-veterinário direcione um determinado caso para o colega mais especializado em uma determinada área da profissão”, explica Vasconcellos.  

Título de especialista

A titulação de especialista em Medicina Veterinária é conferida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por intermédio de entidades reconhecidas pelo órgão e que cumprem os requisitos determinados em resolução que trata sobre especialidades veterinárias (Resolução CFMV nº 935/2009).

O profissional que pretende obter o título deve se submeter às provas elaboradas pelas respectivas entidades e apresentar sua requisição de título ao CRMV-SP. Após análise e aprovação do Regional, o CFMV realiza a homologação. Caso concedido, o documento terá validade de cinco anos.

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40