O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) tem encontrado diversas matérias em importantes veículos de comunicação divulgando estabelecimentos da área veterinária, principalmente hotéis para cães e gatos, sem registro neste órgão.
O registro não é simplesmente um documento burocrático. Ele obriga o estabelecimento a ter um médico veterinário como responsável técnico, profissional que garante a segurança e o bem-estar do animal hospedado. Além disso, caso o proprietário do animal constate irregularidades no local ou na conduta do responsável técnico, ele deve procurar o CRMV-SP e denunciar o estabelecimento e o profissional.
O CRMV-SP é o órgão fiscalizador da profissão de médico veterinário e zootecnista, e funciona como tribunal de honra. Ele tem obrigação não apenas de zelar pelo exercício ético dessas atividades, mas principalmente de ser um instrumento de apoio ao consumidor na hora de exigir atendimento e serviços de qualidade, o que é um direito dele garantido por lei.
Portanto, jornalista, ajude o consumidor a exigir seus direitos. Antes de produzir uma matéria com um estabelecimento da área veterinária (pet shops, salões de banho e tosa, clínicas, hospitais e hotéis para cães e gatos) ou mesmo com médicos veterinários e zootecnistas, procure o CRMV-SP e certifique-se de que ele está devidamente registrado. Acesse o site do CRMV-SP
Assessoria de Comunicação
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP)