Conselho Federal lança cartilha de gestão de resíduos de serviços de saúde animal

O objetivo da publicação é orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental e as boas práticas de manejo
Texto: Comunicação CRMV-SP (informações do CFMV)
Fotos: Freepik/Comunicação CRMV-SP

Para registrar o comprometimento da Medicina Veterinária com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou a cartilha sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PGRSSA).

O objetivo da publicação é orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal.

“Nossa intenção é fornecer uma ferramenta de trabalho simplificada para que os profissionais elaborarem e coloquem em prática o Plano de Gerenciamento de Resíduos nos estabelecimentos”, afirma a médica-veterinária Elma Polegato, da Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/CFMV), presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental (CTSA) do Conselho Regional Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

De forma didática

A cartilha explica como acondicionar cinco tipos de resíduos e exemplos de itens em cada grupo: infectantes, químicos, radioativo, comum e perfurocortante. Além de fornecer as planilhas do PGRSSA que auxiliam o responsável técnico a identificar os resíduos e a fazer o controle da destinação adequada e orienta sobre a segurança e a saúde do trabalhador envolvido na gestão dos resíduos e ainda.

“Com o uso do Plano, o manejo nos estabelecimentos veterinários será simplificado, mantendo a geração de resíduos em níveis mínimos praticáveis de volume, diminuindo os riscos de exposição a agentes perigosos, bem como os custos para o gerenciamento desses resíduos”, garante Elma, que é uma das idealizadoras do conteúdo da cartilha.

Atenção redobrada

De acordo com a médica-veterinária, os resíduos gerados nos serviços de saúde necessitam de atenção especial em todas as suas fases de manejo, uma vez que seus componentes químicos, biológicos e radioativos podem oferecer riscos graves e impactos imediatos à saúde ocupacional de quem os manipula na assistência médico-veterinária ou no setor de limpeza; e também ao meio ambiente, em razão da destinação inadequada.

O conteúdo foi produzido pela CTSA do Conselho Regional paulista e adaptada para a utilização em nível Federal pela atual CNMA, do CFMV. Ao final, a cartilha traz referências nacionais, mas os profissionais devem ficar atentos também às legislações estadual e municipal de onde atuam.

Acesse a cartilha: http://portal.cfmv.gov.br/uploads/files/cartilha-pgrssa.pdf

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
imagem de um cachorro comendo
imagem de várias pessoas posadas para foto reunidas em um evento sobre zootecnia.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br