CRMV-SP abre processo para concessão de desagravo a profissional vítima de possível agressão

Servidor público do Serviço de Inspeção do estado de São Paulo exercia suas funções fiscalizatórias de rotina em um laticínio quando teria sido agredido verbal e fisicamente
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: AdobeStock

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) tomou conhecimento do caso de possíveis agressões verbais e físicas a um profissional médico-veterinário durante a realização de uma inspeção em um laticínio de pequeno porte no estado de São Paulo, e instaurou processo para concessão de desagravo para análise da situação e de medidas cabíveis.

Servidor público do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo (Sisp), vinculado a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), o profissional teria sido agredido após entregar auto de infração de coleta oficial de produto para consumo humano que havia apresentado inconformidade em fiscalização anterior no estabelecimento, sofrendo ameças a sua integridade e de sua família.

Comportamentos desta natureza são inadmissíveis e repudiados pelo CRMV-SP, que adotará sempre as providências legais para coibir qualquer desrespeito aos direitos dos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia quando no exercício das profissões. É lastimável que um profissional que trabalha diariamente para assegurar que somente alimentos de qualidade cheguem à mesa da população, precise passar por situações como essa.

Casos semelhantes a este têm se intensificado e é preciso maior atenção e apoio não apenas por parte do Conselho, mas também dos gestores públicos para que, mesmo com todas as dificuldades relacionadas a escassez de mão de obra qualificada voltada ao cumprimento de atividades fundamentais para a saúde pública, os profissionais possam ser respeitados e ter a segurança necessária para o exercício da Medicina Veterinária em sua plenitude.

O CRMV-SP buscará, no diálogo aberto que possui com o órgão oficial, reforçar a importância do estabelecimento de mecanismos que garantam ambientes seguros de trabalho para os médicos-veterinários que atuam como fiscais agropecuários.

Em quais situações o profissional têm direito ao desagravo público? Como solicitar?

De acordo com a Resolução CFMV nº 1.525/2023, que regulamenta e padroniza o procedimento de desagravo público no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs, tem direito ao desagravo público o profissional que, no exercício de suas funções, sofrer ofensa ou violação aos direitos e às prerrogativas profissionais; ou, ainda, quando o ofendido ocupar cargo nos Conselhos Federal ou Regionais de Medicina Veterinária. O texto estabelece o prazo de 90 dias para a conclusão do procedimento.

Para requerer o desagravo público, o profissional deverá relatar o caso formalmente, de forma on-line, pela SIG CRMV-SP, preencher todos os campos contidos no formulário, bem como fazer a identificação dos envolvidos, caso haja, e anexar o(s) documento(s) comprobatório(s) ao requerimento. Confira o tutorial sobre como proceder no sistema: https://youtu.be/cuD5372jVoA.

Em seguida, será instaurado o processo de desagravo e o presidente da autarquia designará um conselheiro relator, responsável por avaliar as documentações, ouvir testemunhas, se necessário, e o ofendido. No caso de procedência, a nota será encaminhada para Sessão Plenária. O profissional será notificado para comparecer e acompanhar o julgamento. Na sequência, o texto será encaminhado para divulgação nos canais oficiais de comunicação do Conselho.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 5908-4799 ou pelo e-mail etico@crmvsp.gov.br.

Relacionadas

Tablet branco com a capa das Diretrizes de RESPONSABILIDADE TÉCNICAEM MANEJO POPULACIONAL. A capa apresenta a imagem de um cachorro na cor caramelo e um gato preto e as cores azul e verde de fundo.
Braço masculino sendo preparado para retirada de sangue.
Mulher jovem vestindo uniforme azul segura cão branco de pequeno porte no colo.
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br