CRMV-SP acompanha caso de fiscalização em queijaria de Ibiúna

Médicos-veterinários e a inspeção agropecuária têm papel essencial na cadeia do queijo artesanal
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Laker, Pexels

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), autarquia federal responsável por orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à Medicina Veterinária e à Zootecnia, assim como por receber, examinar, fiscalizar e aplicar sanções ético-profissionais, esclarece que tomou conhecimento da ação ocorrida na queijaria artesanal Cabanha Mulekinha, em Ibiúna, e que acompanha o caso.

O Agronegócio foi e continua sendo propulsor para o desenvolvimento sócio-econômico, sempre com o desafio de alcançar a segurança alimentar.  Dentro deste contexto, médicos-veterinários têm papel primordial na garantia da sanidade e da qualidade dos alimentos produzidos. Assim como, zootecnistas vêm exercendo um trabalho de excelência para o desenvolvimento da cadeia de produção animal, com técnicas sustentáveis e economicamente viáveis.

Como instituição responsável por fiscalizar, orientar e normatizar o exercício profissional dos mais de 60 mil médicos-veterinários e zootecnistas inscritos no estado de São Paulo, o CRMV-SP destaca a importância do Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo e seus agentes para a sanidade e qualidade dos produtos de origem animal e, consequentemente, para a saúde pública.

A inspeção garante que alimentos de origem animal possuam procedência, qualidade e especialmente que são seguros para consumo, o que fortalece a saúde pública e o Agronegócio e todas as suas cadeias produtivas, inclusive a dos produtos artesanais.

Diante do contexto, o CRMV-SP acompanha a apuração do caso, tendo em vista sua competência legal, para melhor avaliação e posicionamento.

O Regional estima que fiscais e produtores estreitem laços e trabalhem em conjunto para fomentar a regularização das agroindústrias e a produção de alimentos seguros e de qualidade.   

Relacionadas

Um rebanho de bovinos no pasto
Homem olhando pasta no meio de um curral.
Pessoas usando camiseta branca com logo do FCAFS pousando para foto.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40