CRMV-SP acompanha embarque de bovinos vivos no Porto de Santos

Fiscais do Regional foram enviados ao local com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação e de normas que asseguram o bem-estar dos animais
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Agência Brasil

Em virtude dos últimos acontecimentos no Porto de Santos, litoral de São Paulo, e da decisão judicial que havia suspendido, temporariamente, as operações de embarque de bovinos vivos para a Turquia, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) entendeu, por bem, acompanhar in loco as ações dos médicos-veterinários envolvidos neste trabalho.

Na última sexta-feira, dia 02/02, fiscais do Conselho foram enviados ao local com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação no que concerne às responsabilidades profissionais, a fim de garantir o cumprimento das normas que asseguram o bom atendimento aos animais.

Durante a visita, a equipe do CRMV-SP coletou informações de que os animais já haviam sido submetidos à quarentena anterior ao embarque, por 21 dias, e que a embarcação contava com uma tripulação constituída por diversos funcionários responsáveis pelo manejo do gado.

Foi possível constatar que os bois apresentavam bom escore corporal. De acordo com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a documentação sanitária necessária para o trabalho estava de acordo com a legislação vigente.

No local havia farmácia, água e comida em abundância e a temperatura e umidade estavam controladas. As condições de higiene estavam, no momento, comprometidas devido ao tempo de permanência dos animais no navio, o que acarretou acúmulo de excrementos. Conforme informado, a legislação do Porto proibiu a limpeza no local.

O CRMV-SP zela pelo exercício profissional de qualidade e entende que a saúde animal é um dos pilares da Saúde Única, que contempla a saúde ambiental e humana. Assim, o Conselho julgou de suma importância o fato de a questão ter sido solucionada, considerando todo o desgaste que a situação gerou aos animais e ao Agronegócio nacional.

Relacionadas

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40