CRMV-SP alerta para os riscos do abandono de animais nas rodovias

Dados da Artesp indicam que, apenas em 2017, foram encontrados 15.268 gatos e cachorros mortos nas rodovias paulistas administradas por suas concessionárias
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

O abandono de cães e gatos causa muitos transtornos para os animais que são negligenciados e para toda a população. Quando o abandono acontece próximo a rodovias, onde há circulação de veículos em alta velocidade, as consequências podem ser ainda mais graves.

Tendo em vista os sérios problemas decorrentes do abandono de animais domésticos, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promove e apoia campanhas que tenham como objetivo orientar os tutores sobre a guarda responsável e as consequências do abandono.

Durante o período de férias e maior incidência de abandono de animais nas rodovias, o CRMV-SP, em parceria com a CCR Nova Dutra, tem realizado ações nas praças de pedágio do estado de São Paulo ao longo da Rodovia Presidente Dutra.

Nos últimos dois anos, com a intensificação das campanhas de conscientização, observou-se uma redução na quantidade de animais resgatados e mortos em rodovias do Estado. Mas os números ainda são altos. Segundo dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), apenas em 2017, foram encontrados 15.268 gatos e cachorros mortos nas rodovias paulistas administradas por suas concessionárias.

Reações

Os perigos podem variar conforme a faixa etária, espécie e condição física e mental do animal, explica a médica-veterinária Dra. Vânia de Fátima Plaza Nunes, presidente da Comissão Técnica de Médicos-Veterinários de ONGs do CRMV-SP. “Cada animal reage de uma forma a uma situação de risco.”

O fato é que animais que são deixados às margens das rodovias perdem a referência de ambiente, ficando desorientados e assustados. “Se o animal invadir a pista, ele pode ser morto de forma violenta ou ter uma lesão grave que cause intenso sofrimento e, ainda, se for portador de alguma enfermidade, pode contaminar o local”, alerta a médica-veterinária.

Animais na pista

Ao se deparar com um animal solto na rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e evitar utilizar a buzina ou piscar os faróis, para não assustá-lo. A Artesp orienta que, se for necessário ultrapassar, o ideal é seguir por trás do animal. Depois da ultrapassagem, recomenda-se sinalizar o perigo para motoristas que vêm em direção oposta.

Animais atropelados devem ser encaminhados para atendimento médico-veterinário de urgência. Para isso, o condutor deve isolar o local do acidente e entrar em contato com a concessionária. “O cuidado ao parar na rodovia deve ser redobrado, pois o animal poderá se movimentar, mesmo debilitado, e o risco de novo acidente aumenta”, enfatiza Vânia.

O ato de piscar três vezes o farol e posicionar a mão para baixo com quatro dedos abertos

indica a presença de animais na pista

Guarda responsável

Alertar a população quanto à sua responsabilidade em relação aos animais domésticos é uma das maneiras de reduzir a quantidade de cães e gatos que circulam pelas rodovias.“Quando uma pessoa adota ou compra um animal, ela assume um compromisso de longo prazo”, observa Dra. Vânia.

Além do risco de atropelamento, os animais que vagam pelas estradas sofrem com a fome e com o frio. “O abandono leva à vulnerabilização e ao sofrimento do animal pela falta de condições necessárias à sua segurança e bem-estar”, ressalta a médica-veterinária.

É dever do tutor garantir que o animal receba, durante toda a vida, os devidos cuidados, de acordo com sua espécie, porte e idade

O abandono de animais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n°. 9.605 de 1998)

Para reduzir os riscos de acidentes envolvendo animais, as concessionárias da Artesp adotam uma série de medidas preventivas:

– monitoramento constante das pistas por sistema de câmeras;

– instalação de telas ao longo de trechos das rodovias;

– construção de passagens de fauna para os animais atravessarem sem cruzar diretamente a pista.

04.05.2022_Zootecnia_Bem_Estar_Pixabay
25.04.2022_Seminário_Animais_Silvestres_Gato
27.01.2022_Sancionada_Lei_02 (3) (1) (1)
Gato com manchas brancas, amarelas e pretas deitado em uma cadeira de praia coberta com toalha em tons de azul