CRMV-SP anuncia expansão do Grupo de Apoio Mútuo (GAM) para o interior de São Paulo

Com inscrições abertas, a primeira sessão está agendada para maio, em São José dos Campos
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) anuncia a expansão do Grupo de Apoio Mútuo (GAM), o “Cuidando de Quem Cuida”. As sessões, que já ocorrem mensalmente, desde o início de 2024, na sede, em São Paulo, agora serão levadas para cidades do interior paulista. A primeira cidade a receber o projeto será São José dos Campos, em evento programado para o dia 13 de maio.

Criado com a intenção de oferecer um espaço seguro e acolhedor para médicos-veterinários e zootecnistas, o GAM visa proporcionar suporte emocional, compartilhamento de experiências e estratégias para lidar com os desafios da profissão. Essa iniciativa visa alcançar profissionais que, muitas vezes, enfrentam desafios únicos em suas comunidades, oferecendo-lhes um espaço de apoio próximo e acessível.

“Nosso grupo de apoio nasceu, em 2023, com a proposta de olhar para médicos-veterinários e zootecnistas com o objetivo de trazer recursos e ferramentas que os auxiliem no desafio que é cuidar do outro e de si mesmo. Assim como na Capital, agora, espero encontrar os profissionais do interior de São Paulo para conversar e juntos buscarmos recursos para cuidar do paciente, do cliente e também deles mesmos”, ressalta a psicóloga Joelma Ruiz.

De acordo com a idealizadora do projeto, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, o GAM revoluciona a abordagem da saúde integral dos profissionais e é um marco significativo na promoção do bem-estar emocional e mental de médicos-veterinários e zootecnistas.

“Este é o pontapé inicial e já aprovamos eventos itinerantes a serem levados para os profissionais de diversas cidades do interior. O GAM é um projeto muito importante para nós, estamos com uma equipe motivada de alma e coração para fazer do CRMV-SP o lugar em que médicos-veterinários e zootecnistas sintam-se sempre acolhidos. Estamos de portas abertas!”, enfatiza Rosemary.

Compreendendo as próprias emoções

Para a presidente da Comissão de Ciências de Animais de Laboratório do Regional, Luciana Cintra, que também integra o GAM, a importância do grupo reside na sua capacidade de fornecer ferramentas essenciais para lidar com as complexidades emocionais inerentes à profissão. “Médicos-veterinários e zootecnistas não apenas cuidam dos animais, mas também enfrentam desafios emocionais diários, como lidar com o luto, pressões no trabalho, e estresse. Essas demandas podem ter um impacto significativo na saúde mental desses profissionais, e é aí que o projeto entra em cena”.

Luciana afirma, ainda, que ao levar essas ferramentas para todas as regiões do estado de São Paulo, o grupo democratiza o acesso ao apoio emocional e ao desenvolvimento pessoal, por meio de encontros que incluem meditação, para promover a atenção plena, e discussões sobre autoconhecimento emocional. “O projeto capacita os participantes a compreenderem melhor as suas próprias emoções e a agirem de maneira mais construtiva em suas interações profissionais e pessoais”, afirma a médica-veterinária.

Para a conselheira, Suely Stringari de Souza, integrante do grupo, os encontros são uma oportunidade valiosa para os participantes compartilharem suas preocupações, desafios e sucessos, enquanto se conectam com os colegas que entendem suas experiências. “Ao estendermos o GAM para o interior de São Paulo, esperamos alcançar e beneficiar ainda mais profissionais, e promover o autocuidado e o bem-estar mental”, disse.

Agenda aberta

A primeira cidade do interior paulista a receber sessão do GAM será São José dos Campos. O encontro ocorrerá em 13/05, a partir das 18h15, no Co-necta Espaço de Coworking, localizado na Praça Chuí, 35, Vila Ema. Serão realizadas, ainda, sessões, já agendadas, em Campinas, no dia 10/06; e, em Santos, dia 15/07, os locais serão divulgados em breve.

Estarão presentes nos encontros, a idealizadora, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch; as integrantes da Comissão Responsabilidade Técnica, Thais Vieira Machado Bertozzi e Rosália Regina de Luca; o integrante da Comissão de Saúde Animal, Antônio Queiroz de Almeida Sampaio, a presidente da Comissão de Ciências de Animais de Laboratório do Regional, Luciana Cintra; a conselheira, Suely Stringari de Souza; e a psicóloga especialista em luto, Joelma Ruiz.

As inscrições para as sessões em São Paulo (próxima será dia 06/05) e para São José dos Campos já estão abertas e podem ser feitas pelo site do CRMV-SP: www.crmvsp.gov.br/agenda. As vagas são limitadas a 30 participantes.

Relacionadas

Matéria
Dois leões deitados em um recinto de zoológico
imagem de várias pessoas posadas para foto reunidas em um evento sobre zootecnia.
imagem de quatro mulheres, uma segurando um livro.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br