CRMV-SP conversa com profissionais da área de inspeção sanitária

Assuntos relacionados a licenciamento de estabelecimentos veterinários, fiscalizações e denúncias foram debatidos durante o encontro
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Na última segunda-feira (29/11), membros da Comissão Técnica de Alimentos e representantes da Diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizaram palestra sobre inspeção de alimentos para médicos-veterinários autônomos e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) de Bauru e demais regiões do estado.

Realizado em formato digital, o evento contou com o apoio das coordenadorias técnicas médica-veterinária e jurídica do Conselho. Na ocasião, diversas dúvidas referentes a licenciamento de estabelecimentos veterinários, competência de outros profissionais não médicos-veterinários como responsável técnico (RT), denúncias e fiscalizações, foram levantadas e discutidas pelos profissionais presentes.

“É importante falarmos sobre a abrangência das nossas profissões e ter clareza sobre as habilidades técnicas específicas da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Estes encontros fortalecem as profissões, e o Conselho estará sempre de portas abertas para ouvir as demandas dos colegas”, disse o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

Para Marina Cavalcanti, assistente agropecuário IV da CDRS e idealizadora do encontro, a palestra foi uma excelente oportunidade para aproximar as instituições e os profissionais. “O Conselho foi muito receptivo conosco e os participantes puderam tirar suas dúvidas por meio de respaldo técnico. Que este tenha sido o primeiro encontro de muitos outros que virão”.

Responsabilidade técnica

O RT é o profissional que se responsabiliza pelos produtos de origem animal que a empresa fabrica. Por isso, ele é exigido com o objetivo de garantir que o produto oferecido à população tenha qualidade, segurança, sanidade e atenda às exigências técnicas para produção e comercialização.

“O pequeno produtor que esteja intencionando trabalhar nesta área precisa incluir nos seus custos a contratação deste profissional, a fim de garantir a segurança de seus produtos”, disse Leonardo Burlini, coordenador técnico médico-veterinário do Conselho.

Inspeção e a Saúde Única

O presidente da Comissão de Alimentos do CRMV-SP, Ricardo Moreira Calil, falou sobre o papel do médico-veterinário que atua com inspeção na promoção da Saúde Única.

“A preocupação de um médico-veterinário que atua em uma indústria de alimentos é com a saúde, e ele faz uso de seus conhecimentos nas áreas de parasitologia, microbiologia, doenças infecciosas e viroses. Ao entrar em um frigorífico, este é seu foco, diferente de outros profissionais que não tem essa obrigação”, explica.

A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
cattle-930824_1280
A foto mostra duas mulheres e dois homens brincando o carnaval. Eles estão alegres, usam acessórios coloridos e seguram bebidas de cor laranja e sanduíches tipo hambúrguer, nas mãos.