O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) convida médicos-veterinários e zootecnistas a assinarem o abaixo-assinado promovido pelo Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo (Fcafs-SP), que reúne 15 profissões e 14 conselhos estaduais. A mobilização é contrária à autorização de cursos de graduação a distância ou semipresenciais nas áreas da Saúde.
O CRMV-SP destaca que a participação de cada profissional é fundamental na defesa de uma formação ética, segura e de qualidade, tanto para os estudantes quanto para os futuros pacientes, humanos e animais.
A campanha do Fórum alerta que a formação na área da Saúde exige prática supervisionada, contato direto com pacientes e interação constante com professores e colegas. Esses aspectos essenciais não podem ser substituídos por aulas exclusivamente virtuais.
O Regional alerta que a regulamentação dos cursos de algumas áreas como semipresenciais pelo Decreto nº 12.456/2025 e Portaria MEC nº 378/2025 não garante uma formação qualificada. As normativas autorizam que as aulas presenciais na graduação da Medicina Veterinária correspondam a apenas 40% da carga horária. “Chamamos isso de ‘semi-ausencial’. Essa mudança apenas trouxe uma falsa sensação de que haverá aumento da presencialidade”, afirma a vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Saraiva Filippos de Toledo.
A iniciativa do Fcafs-SP busca mobilizar não apenas os conselhos profissionais e instituições de ensino, mas também a sociedade, responsáveis por animais e todos os que confiam no trabalho de profissionais bem formados e responsáveis.
“Prestigiamos quem faz a graduação presencial, pois esse aluno terá a qualidade necessária para atender com competência seus pacientes após a formação”, afirma Juliana Mendes, presidente do Fcafs-SP.
Sua assinatura tem poder
O CRMV-SP apoia o Projeto de Lei nº 5.414/2016, que proíbe o ensino a distância em cursos da área da saúde e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Em maio, representantes do Regional participaram de uma comitiva do Fcafs-SP, em Brasília, para reforçar o apoio à proposta.
Para acelerar a tramitação do PL, o Fórum promove um abaixo-assinado on-line, que busca mobilizar profissionais, estudantes e a sociedade em defesa de uma formação sólida, ética e segura para as próximas gerações de profissionais da saúde. A intenção é mostrar que os cerca de 1,6 milhão de profissionais, representados pelos Conselhos da área da Saúde de São Paulo, estão unidos por uma causa comum, a formação dos futuros profissionais. Falta apenas um detalhe importante: sua participação.
“Sua assinatura é um voto de confiança na qualidade da saúde que propomos para o futuro. É a garantia de que o profissional que cuidará de você, dos alimentos da sua família, ou da saúde e bem-estar dos seus animais de estimação amanhã, teve a melhor formação possível hoje”, afirma a vice-presidente do CRMV-SP, que esteve em Brasília e se reuniu também com deputados e com o Ministro da Saúde.
A presidente do Regional reforça, ainda, que cada dia sem mobilização é uma chance perdida de influenciar uma decisão com impactos duradouros. “Quando se trata de saúde, seja humana ou animal, não podemos aceitar menos do que o melhor. E isso começa com uma formação presencial e de qualidade”, conclui.
O que está em risco?
- A qualidade do atendimento que você e sua família receberão no futuro;
- A segurança dos procedimentos realizados por profissionais mal preparados;
- A confiança na formação dos profissionais de saúde;
- O bem-estar dos animais atendidos por médicos-veterinários sem experiência prática adequada;
- A qualidade e a sanidade dos alimentos de origem animal que chegam à mesa da sua família.